Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.
NOTÍCIAS
13/12/2019

Jornada Espacial

Devido ao excelente desempenho obtido na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA, especialmente nas questões de Astronáutica, o aluno Paolo Gripp Carreño, da 3ª série A, foi convidado a participar da XVII Jornada Espacial, que ocorreu em São José dos Campos (SP), de 1º a 7 de dezembro.

Paolo, que conquistou medalha de ouro na OBA, em maio deste ano, foi acompanhado do professor de Física Robson Leone Evangelista, responsável pela realização da OBA na ESD.

Robson destacou algumas atividades da programação, como a visita ao Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, onde são montados e testados os satélites.

"Tivemos palestras sobre o funcionamento de satélites e plataformas espaciais e sobre os 50 anos da missão do homem à Lua. Participamos de uma excelente palestra sobre o uso sustentável da Amazônia e políticas de preservação. Visitamos o Museu Interativo de Ciências, um espaço não formal de educação e ensino de Ciências. Além disso, tivemos palestras de formação sobre como interpretar as imagens de satélites e sobre veículos lançadores de satélites", contou o professor.

O que mais chamou a atenção de Paolo foi a palestra de engenharia genética no espaço, apresentada por um biólogo que trabalhou na Nasa. O especialista desenvolveu colônias de bactérias, fungos e protozoários e fez testes para observar como se desenvolviam na Lua e em Marte.

"O evento foi inesquecível! Os palestrantes eram extremamente qualificados e os conteúdos muito ricos, pois os temas não focaram apenas na aeronáutica, mas interligaram outras áreas de conhecimento, como Geografia, Biologia e Química", comentou o estudante.

Para Paolo, mais do que um evento científico, a Jornada Espacial foi uma grande confraternização, onde ele teve a oportunidade de compartilhar momentos com estudantes e profissionais de todo o país.

"Foi uma experiência que me enriqueceu não só como profissional, mas também como pessoa. Mais de 880 mil alunos participaram da OBA e, desses, apenas 108 foram convidados para a Jornada. Então, foi uma honra poder representar o meu Estado e a ESD", afirmou.

ARQUIVOS

FILTRO DE BUSCA