Design

The Box: uma caixa que estimula o conhecimento

A sala The Box foi idealizada para o usuário experienciar e potencializar cada etapa de aprendizado. Tudo nela tem significado, desde a sua iluminação, as suas cores, o material utilizado, a disposição dos móveis e os seus zoneamentos internos, que remetem a cada proposta de ensino da aprendizagem ativa.

O teto, com luzes coloridas, trata-se de um elemento questionador. Ao olhar para cima, quem está no The Box se depara com luzes fortes, com cores e formas diversas, que são diferentes do que é usual em uma sala de aula. “Dessa forma, o usuário percebe que as coisas ao seu redor também podem ser vistas de maneiras diferentes”, comenta o arquiteto Nathan.

Já as paredes de madeira estimulam a construção. Os usuários, dentro do The Box, são incentivados a compartilharem ferramentas para, juntos, construírem soluções que impactam o seu aprendizado, que sejam positivas para a sociedade e, consequentemente, proporcionem mais autonomia e realização ao encarar e resolver os desafios impostos pela vida.  

“O conceito é da Escola São Domingos e a metodologia foi essencial para inovarmos na arquitetura da sala”. Juliano Ferreira Pinto

Os zoneamento também têm significados diferentes de acordo com a metodologia do The Box. São três espaços: o ambiente de apresentação e problematização, no qual os estudantes são apresentados a um problema pelo professor; o ambiente de prototipagem e criação, onde eles se organizam para encontrarem as soluções de acordo com o seu conhecimento e repertório de vida; e, por último, o ambiente de feedback e entrega de resultados, onde eles apresentam as suas soluções, compartilham como elas foram encontradas e trocam conhecimento uns com os outros.

“O The Box é uma caixa desconstruída. Quando chegamos aqui dentro, todo o espaço é livre para o usuário fazer o que quiser e tudo estimula a uma coisa só: conhecimento”.
Nathan Vidigal

O The Box tem uma arquitetura feita para aprender.

Outras matérias

O impacto começa na identidade

saiba mais

Mesa Maker: reunindo ideias e criando soluções

saiba mais

Uma arquitetura feita para aprender

saiba mais