Alunos da ESD participam de intercâmbio colaborativo da Microsoft

Dezesseis alunos do Ensino Médio da Escola São Domingos foram selecionados para participar do Cross Cultural K-12 Project, um intercâmbio colaborativo organizado pela Microsoft com o objetivo de desenvolver cidadãos globais.

Ao todo, 44 estudantes de diferentes escolas do mundo estão tendo a chance de trabalhar em colaboração, debatendo e desenvolvendo ações relevantes para a sociedade.

Além da ESD, participam do programa as instituições Highlands International School, de El Salvador; e Schloss Neubeuern e Maria-Ward-Gymnasium, ambas da Alemanha.

O projeto permite que eles treinem habilidades interculturais e tecnológicas, e também vivenciem diferentes oportunidades por meio da tecnologia. Todas as atividades estão sendo desenvolvidas em inglês, tanto a produção escrita como a oral.

Os alunos foram divididos em grupos e têm se reunido virtualmente para discutir temas globais a partir de diferentes perspectivas culturais. Os debates são acompanhados por estudantes de comunicação intercultural da Universidade de Munique Ludwig-Maximilians, que são os experts e mentores do programa.

No próximo dia 14 de março, todos farão uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos a partir dessas discussões.

A coordenadora de Inglês da ESD, Larissa Gaspar Carneiro, fala mais sobre o intercâmbio colaborativo nesta entrevista. Confira!

-Como você conheceu o projeto do intercâmbio colaborativo da Microsoft?

A Escola São Domingos faz parte do programa “Incubator Path of the Showcase School”. Então, por meio dessa iniciativa, recebemos o convite para participar do intercâmbio da Microsoft e percebemos que a troca vai ao encontro da nossa visão de transformação digital.

-Qual foi a sua motivação para participar do projeto?

Nós identificamos no projeto uma excelente oportunidade para desenvolver as habilidades dos alunos para o futuro, como comunicação, colaboração, pensamento crítico, pensamento computacional e criatividade. Tudo isso está totalmente alinhado à nossa visão.

-O que você tem achado da colaboração entre os alunos?

O engajamento deles vem se mostrando ainda melhor do que o esperado! Todos têm participado ativamente. Mesmo os mais introspectivos encontraram maneiras de colaborar muito com o resultado, como na pesquisa aprofundada de informações, na construção de apresentações diferenciadas em Power Point, ao fazer as perguntas certas para o progresso do grupo, entre outras importantes colaborações.

Além disso, independentemente de suas opiniões e convicções, os alunos têm mostrado que são capazes de ouvir e respeitar uns aos outros, mesmo quando tratam de tópicos controversos.

-Na sua opinião, quais são as vantagens do intercâmbio virtual em comparação com outros programas de intercâmbio?

Mesmo durante um período tão difícil, no qual o distanciamento se faz necessário, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novas pessoas e culturas, pois não precisaram sair de suas casas.

Além das habilidades interculturais, eles também estão desenvolvendo habilidades tecnológicas. Acredito que os estudantes não desenvolveriam tanto essas aptidões se estivessem em um programa de intercâmbio comum.

-No que o intercâmbio virtual se diferencia do formato de ensino comum?

Eu acredito muito nos benefícios da sala de aula convencional, se é que podemos chamá-la assim! Mas, quando falamos de habilidades como comunicação, colaboração, criatividade e desenvolvimento tecnológico, muitas vezes são os programas extracurriculares que melhor permitem aos alunos aprimorá-las. Nesse projeto, os alunos desenvolvem as “future-ready skills” durante todo o tempo.

-Que experiências proporcionadas pelo projeto você mais valoriza?

Além do desenvolvimento de diversas habilidades e do trabalho de colaboração, que acredito já ter sido bem explorado, vale destacar os valores utilizados. Para nós da ESD, amizade, respeito e conhecimento são essenciais, e o tempo todo pude observar os nossos alunos colocando em prática os valores ensinados pela Escola.