Dia da árvore: pequenos cidadãos, grandes consciências

Crianças do Infantil 2 aproveitaram o mês da árvore para aprender mais e na prática sobre a importância de se preservar a natureza.

por Thiago Basílio

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentados pelo Banco Mundial, 59% do território brasileiro é coberto por vegetação, sendo o 2° país com mais áreas florestais do planeta. Essa relevância nos coloca como uma das principais nações responsáveis pelas ações proteção ambiental no mundo.

Preservar as matas é sinônimo de viabilizar a vida. Só com elas é possível ter a garantia da manutenção do ar que respiramos, da água que bebemos, da comida que comemos e dos animais, fundamentais para o equilíbrio ambiental nos biomas da Terra. Esse e outros motivos nos ajudam a entender o basilar papel desempenhado pelas árvores para a nossa sobrevivência. Setembro é um mês especial que dedicamos um dia para focar a nossa atenção para elas, que são responsáveis por produzir o oxigênio que entra em nossa respiração.

Natureza na prática

Por isso, desde muito pequenos, os alunos da Escola São Domingos aprendem sobre o respeito, amor e cuidado com a natureza. É como tem acontecido com a turminha do Infantil 2, que, durante todo o mês de setembro, tem aprendido mais sobre a “Dona Árvore e Seus Amigos”, por meio da unidade temática do período.

Leia também: Estudantes desvendam segredos incríveis das maiores obras literárias da história

Como forma visualizar todo esse conhecimento na prática, os pequenos foram convidados a desbravar a natureza em um passeio pela escola. Entre árvores, plantas e passarinhos, as crianças foram surpreendidas ao encontrarem uma joaninha, que despertou grande encanto dos exploradores. A professora aproveitou o momento para conversar sobre as características do inseto e enfatizar a importância da preservação do meio ambiente, contribuindo para um mundo mais verde.

Desse modo, uma nova geração de protetores da natureza e, consequentemente, das árvores, é formada com uma consciência ambiental que carrega valores para toda a vida. Predicados completos que uma “Microsoft Showcase School” é capaz de construir!

Confira a galeria de fotos: