Laboratório de Tecnologia Móvel multiplica possibilidades dentro da sala de aula

Agora os alunos da Escola São Domingos contam com uma solução para tornar o aprendizado ainda mais completo e interativo: o Laboratório de Tecnologia Móvel, um carrinho superdescolado que transporta diversos periféricos e que transforma a sala de aula em um espaço tecnológico!

Segundo o gerente de operações da ESD, Henrique Romano Carneiro, a novidade vai contribuir para ampliar o uso da tecnologia nas disciplinas regulares da Escola, além de ser aplicada nas disciplinas de tecnologia e computação que estão sendo implementadas neste ano letivo.

“Começamos a pensar em formas de levar a tecnologia cada vez mais para a sala de aula, em vez de deixá-la restrita ao antigo Laboratório de Informática. Então, a partir da observação do que já vem sendo feito em outras instituições no Brasil e no mundo, adotamos o Laboratório Móvel. Acreditamos que a nova ferramenta irá incentivar e potencializar o aprendizado dos nossos alunos”, afirmou Henrique.

“O Laboratório Móvel é uma alternativa à utilização dos equipamentos individuais dos alunos, que também passaram a trazer os seus dispositivos para a Escola, como celular, tablet ou notebook, para uso em aulas regulares”, acrescentou o gerente.

A gestora da área de tecnologia educacional da ESD, Maria Pimentel, informou que a estação portátil poderá ser usada por alunos de todas as séries de ensino. “O carrinho está na Unidade I, mas basta o professor solicitar com antecedência que levamos o Laboratório Móvel até ele, mesmo que seja na Unidade II”.

– Facilitador do aprendizado

Maria destacou a importância do Laboratório Móvel como facilitador do aprendizado.

“Imagina que o professor quer fazer uma aula interativa em que os alunos vão utilizar um jogo de Kahoot (plataforma de criação de questionários, pesquisas e quizzes). Eles vão necessitar de um dispositivo para acessar o jogo. Com o carrinho, as turmas não vão mais precisar descer até o Laboratório de Informática, elas poderão fazer a atividade na sala de aula mesmo. Os notebooks têm uma bateria de longa duração e são super-resistentes”.

A gestora destacou o entusiasmo dos alunos com a novidade. “Quando eles veem o carrinho todo colorido chegando à sala de aula e cheio de notebooks, já ficam ansiosos para fazer a atividade. A receptividade tem sido excelente!”.