Notícias

25
set

Aluno da ESD tem uma das melhores redações no concurso da Cambridge Summer School Essay Competition

 

 

O aluno Filipe Araújo Pedra, da 1ª série do Ensino Médio, teve a sua redação reconhecida como uma das melhores pela Cambridge Summer School Essay Competition, uma competição de redações organizada pela empresa educacional britânica Immerse Education.

A iniciativa premia os melhores participantes com bolsas para ingressarem na Cambridge Summer School, o curso de verão da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Ao escolher o assunto Management (gestão), Filipe respondeu à pergunta: “Qual líder de negócios fez o maior impacto na sociedade nos últimos 50 anos?”. Para o aluno, foi Steve Jobs. “Se não fosse ele, não estaríamos conversando aqui (via aplicativo de telefone)”.

Filipe faz parte da família São Domingos desde a pré-escola. O aluno é da primeira turma do nosso High School, programa realizado em parceria com a Texas Tech University High School, que oferece a dupla diplomação do Ensino Médio.

Filipe conta que enviou a redação confiante, mas ficou na expectativa até receber o resultado. “Quando a notícia veio, foi uma sensação muito boa!”.

Confira a entrevista completa com o aluno da ESD.

Parabéns, Filipe!

– Como surgiu o interesse em participar da competição?

Eu sempre tive interesse nesses cursos de verão em universidades de renome internacional. Além disso, sempre gostei dessas competições internacionais, algo que não é tão difundido ainda aqui no Brasil. Há alguns meses, eu estava olhando meu Instagram quando apareceu um story patrocinado de um canal de oportunidades de intercâmbio falando sobre a competição e a bolsa. Logo me interessei e resolvi participar.

– Você sempre gostou de escrever, produzir redações?

Sempre gostei de debater, argumentar e me posicionar acerca de um tema. Acho que esses interesses me fizeram gostar de escrever redações, principalmente quando são exigidos de mim argumentos e posicionamentos, como foi o caso do Essay que eu escrevi. Além disso, no High School a gente tem muitos trabalhos que são escritos no formato de redações, o que, na minha opinião, me deixou mais preparado para a competição.

– E qual foi a temática da redação que você inscreveu?

Na competição, o tema da redação é de acordo com o curso de verão que você quer ganhar a bolsa. Então, se você quer bolsa no curso de Medicina, sua redação vai ser respondendo uma pergunta do meio da medicina, e isso se dá por todas as áreas. No meu caso, eu escolhi Management (gestão) e a pergunta que respondi no meu Essay foi: “Qual líder de negócios fez o maior impacto na sociedade nos últimos 50 anos?”.

– Você escolheu Steve Jobs. Por quê?

Ele foi o empreendedor que mais impactou a sociedade nos últimos 50 anos. Se não fosse ele, não estaríamos conversando aqui (risos). Com certeza existem outros que também impactaram bastante, como Bill Gates (Microsoft), Jeff Bezos (Amazon), mas acho que a sacada do Jobs no iPhone, iPad e iPod, de fazer interfaces intuitivas, impactou a gente de forma mais presente.

– Você é aluno da ESD há mais de 10 anos, desde a pré-escola. Como a Escola contribuiu nessa sua caminhada?

Além de todo o conteúdo acadêmico, a ESD me deu amigos, oportunidades extraclasse para eu me desenvolver, além de me ensinar a pensar de uma maneira crítica e fora da caixa. Acho também que a Escola mostra aos alunos que, mesmo com todos os recursos que ela oferece, o sucesso deles só depende de sua determinação.

– Qual a dica que você deixa para os alunos que queiram participar da próxima edição do concurso?

É tentar pensar fora da caixa, não ficar naqueles argumentos de senso comum, realmente se dedicar na sua argumentação, planejar o texto com calma e escolher um assunto que você se sinta confortável de falar sobre.

VENHA NOS CONHECER