Notícias

11
nov

Mais medalhas: alunos da ESD se destacam na primeira Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

 

 

Um dos estudantes também foi presenteado com um notebook, prêmio máximo da competição.

 

por Thiago Basílio

Dentre as diversas pautas da COP 26 (Conferência Mundial do Clima, sediada em Glasgow, Escócia), uma das mais relevantes está relacionada às discussões sobre como a humanidade pode deixar de lado as energias poluentes, substituindo por fontes mais eficientes, renováveis e limpas. Grande parcela da emissão de gases que potencializam o efeito estufa que aquece o planeta está relacionado à exploração energética de combustíveis fósseis, que liberam Dióxido de Carbono e contribuem para a iminente emergência climática que, segundo muitos cientistas, já vivemos.

Para estimular as novas gerações a darem a real importância sobre a questão, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) tem o intuito de promover a educação sobre o consumo consciente, incentivando os estudantes a desenvolverem desde muito cedo o interesse pelo cuidado com o planeta.

 

Muita energia envolvida

A primeira edição do projeto reuniu concessionárias de distribuição de energia que atuam no Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará. A Escola São Domingos se destacou na competição, conquistando 14 medalhas. Representantes da EDP, empresa que atua em nosso estado, compareceram à unidade para a premiação. “A ideia, basicamente, é a gente poder unir a educação com os projetos de eficiência energética”, explica Reinan Feitosa, analista de Eficiência Energética da EDP.

 

Confira a lista com todos os medalhistas

 

Foram nove medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze, além de cinco menções honrosas. Dentre os destaques, o aluno Heitor Januário Nogueira foi premiado também com um notebook. “Foi muito legal, pois é uma olimpíada diferente das comuns e eu consegui lembrar e aprender muitas coisas sobre eficiência energética”, conta. Quem também acompanhou a entrega do presente foi o Rafael Valentin Nogueira, pai do Heitor, que ficou muito empolgado com o resultado do filho na competição. “É uma sensação muito boa. A gente fica muito feliz e satisfeito. Tanto a família quanto a escola, acredito que todos estão muito contentes”, destaca Rafael.

 

Luz que inspira

Por meio da participação e envolvimento dos seus alunos, a Escola São Domingos vem sendo destaque em inúmeras olimpíadas estudantis. Na ONEE, o professor José Renato Vidigal Filho foi o responsável por acompanhar os estudantes no processo da competição, que trouxe mais esse relevante resultado para a instituição. “É muito prazeroso colher esses frutos, pois é um trabalho de toda a equipe. Temos um aluno que, além de medalha de ouro, ganhou um notebook, com uma grande concorrência. É uma alegria fazer parte disso”, finaliza.

 

Confira as fotos da entrega das medalhas:

VENHA NOS CONHECER