Notícias

10
set

Microsoft reconhece ESD como a sua primeira “escola modelo” do Espírito Santo

 

 

O “Showcase School da Microsoft” é concedido às instituições de ensino com as melhores práticas tecnológicas do mundo.

por Thiago Basílio

 

 

Segundo o Censo Escolar de 2020, existem hoje no Brasil 179.533 escolas de educação básica espalhadas pelas cinco regiões do país. Desse total, 3.047 delas são localizadas no Espírito Santo. Ao observarmos o reconhecimento conferido pela Microsoft às escolas que estabelecem as mais excelentes práticas para uma educação do futuro, em todo o território nacional apenas 13 possuem o título. Em média, menos de “meia escola” (0,48) por Estado.

Trazendo para nossa realidade capixaba, somente 0,032% das instituições da região têm o selo. Ou seja, um único colégio: a Escola São Domingos, que oficialmente entra para o hall internacional de estabelecimentos de ensino reconhecidos por exemplificar o que há de melhor nos processos de ensino-aprendizagem mundial. Resumindo: uma “Showcase School Microsoft”.

 

O reconhecimento

“Vocês fazem parte de uma exclusiva comunidade global, reconhecida e celebrada pela transformação da educação que inclui visão e inovação no ensino, aprendizado e preparação de estudantes para o futuro”, explicou, em inglês, o comunicado responsável por conceder o reconhecimento à escola capixaba, que foi assinado por Anthony Salcito, vice-Presidente da Worldwide Education Microsoft, e Dina Ghobashy, Gerente Sênior para Educação na School Leader Engagement Programs, da Microsoft Education.

 

E-mail que informou a acreditação da ESD como “Showcase School Microsoft”.

 

Mas, até conquistar tal reconhecimento, foram anos de trabalho, dedicação e adaptações com a utilização de soluções Microsoft e outras tecnologias que possibilitaram desenvolvimento de práticas avançadas de educação. “O percurso para se tornar uma ‘showcase school’ começou em 2018, quando, pela primeira vez, tomamos conhecimento sobre a existência do programa que, à época, era dividido em alguns segmentos, dentre os quais o ‘Showcase’ era o mais disputado”, conta Henrique Carneiro, Gerente de Operações da ESD.

 

Excelência na prática

Foi exatamente no cenário de incertezas e oportunidades da pandemia que o projeto foi intensificado, olhando para o futuro com um propósito mais otimista e ambicioso. Dessa forma, diversos aprendizados foram utilizados para transformar a prática pedagógica escolar por meio da tecnologia.

 

Certificado que formaliza a Escola São Domingos como Showcase School da Microsoft.

 

Para isso, foi adotado o Microsoft Education Transformation Framework (Estrutura de Transformação Educacional da Microsoft, em tradução livre), com uma sistematização detalhada de métricas, alternativas e caminhos para adoção de tecnologia e modernização da educação, utilizado por escolas de todo o planeta.

 

Programa ESD Expandir

E é exatamente isso que faz diferença prática na comunidade escolar da ESD a alunos, professores, servidores e pais. “Significa que eles terão acesso ao que há de mais moderno hoje no uso de tecnologia da educação e conseguirão usufruir de forma mais cotidiana, com a melhor experiência de soluções digitais de práticas pedagógicas modernas e que facilitem o  alcance da nossa missão de desenvolver a aprendizagem significativa”, esclarece Henrique.

 

 

Todas as estratégias adotadas pela ESD para seguir o caminho de excelência requerido pela Microsoft às escolas que pleiteiam o título foram organizadas e consolidadas pelo Programa ESD Expandir, um projeto especial que abarca todas as iniciativas de dinamização e aprimoramento do processo educacional da Escola São Domingos, servindo como um guia para o percurso a ser trilhado nos próximos anos.

 

Grupo seleto

Dentre as 13 instituições de ensino brasileiras, cinco estão localizadas no estado de São Paulo, quatro no Paraná, uma no Ceará,  uma em Minas Gerais, uma em Santa Catarina, e uma no Espírito Santo. Um grupo muito seleto e exclusivo, do qual a ESD tem o privilégio de fazer parte, entre os anos de 2021 e 2022. “A responsabilidade é muito grande de ser a primeira escola Capixaba a atingir esse reconhecimento, pois a Microsoft nomeia a instituição como um modelo a ser seguido e uma referência no uso dessas tecnologias”, acrescenta Henrique.

 

Lista “Showcase School Microsoft” 2021-2022 do Brasil

– Belo Horizonte, SIC – Colégio Santo Agostinho;

– Curitiba, Colégio Sesi Internacional;

– Londrina, Colégio Sesi Internacional de Londrina;

– Curitiba, Colégio Santo Anjo;

– Criciúma, Colégio Marista Criciúma;

– Vitoria, Escola São Domingos;

– Foz do Iguaçu, Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu;

– São Paulo, Escola Lourenço Castanho;

– São Paulo, Escola Bosque;

– Juazeiro do Norte, Colégio Paraíso;

– São Paulo, St. Paul’s School;

– Ribeirão Preto, Colégio Marista Champagnat;

– São Paulo, Colégio Bandeirante.

 

Para o diretor da ESD, Leandro Daher, o reconhecimento coloca o colégio como uma referência no Brasil. “Ser uma ‘Showcase School Microsoft’ indica para a comunidade escolar a importância de trilharmos um caminho de melhoria contínua, que sempre pautou o nosso trabalho”, salienta. O resultado disso tudo é a conquista de uma posição de vanguarda, inédita e de excelência internacional.