Notícias

27
abr

ONU ESD 2022 leva uma vivência diplomática prática aos estudantes

 

 

Evento aborda geopolítica com o objetivo de promover uma imersão cultural por meio de uma verdadeira volta ao mundo do saber. 

por Thiago Basílio

Entender as principais dinâmicas do mundo é um dos maiores desafios da geopolítica atual. Para compreender o outro, é necessário desmistificar muito mais do que um “sim” ou um “não”. Por trás de qualquer manifestação ou gesto, há sempre uma história, um interesse, uma ideologia, uma cultura, uma cosmovisão, que muitas vezes parecem simples, mas que carregam significados e significantes que podem ser milenares ou meros detalhes.

Por isso, a ONUESD é um evento que promove o debate, a diplomacia, a geopolítica e o conhecimento internacional para a comunidade escolar. “É como se os alunos fossem delegados dos países, representando na ONU dentro das suas respectivas políticas externas. Trabalhamos com cinco temáticas: a questão da água urbana;  migrações do mundo; a COVID-19; soldados de guerra e sua saúde mental; e também a segurança nas tecnologias internacionais”, explica Adriano Perrone, professor de Geografia responsável pelo evento.

 

 

Os alunos se envolveram e engajaram para transformar o evento num marco de aprendizagem e sucesso. Os estudantes destaque foram premiados na cerimônia de encerramento da assembleia, que marcou discussões extremamente relevantes neste ano que já está entrando para a história como um dos momentos que carecem de mais urgência em tantas questões que emergem.

 

ONU ESD

O Projeto ONUESD é desenvolvido anualmente de forma multidisciplinar e multisseriada. Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª série do Ensino Médio se preparam e realizam diferentes simulações de debates diplomáticos, abordando temas nos eixos político, econômico, ambiental, social e muitos outros.

Separamos algumas fotos pra você conferir um pouquinho dessa experiência global. Veja abaixo: