Notícias

18
set

Professores da ESD recebem título de MIE Expert

A Escola São Domingos está sempre procurando novas maneiras de engajar os alunos. Prova disso é que nove professores da ESD foram aprovados para o programa global Microsoft Innovative Educator Expert, o MIE Expert, e agora fazem parte de um seleto grupo formado por cerca de 1.800 educadores brasileiros.

Os MIE Experts são professores com um perfil bastante parecido, independentemente do seu país de origem. São educadores que acompanham, há anos, a evolução tecnológica, a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia e entre si e, principalmente, como a maneira com que eles trabalham dentro de sala de aula também precisa acompanhar essa evolução, uma vez que as habilidades e os conhecimentos exigidos atualmente também mudaram.

Sabendo dessa necessidade de transformação da sala de aula, muitos educadores se empenham em entender como podem aproveitar ao máximo as possibilidades que as ferramentas de tecnologia podem proporcionar para eles e seus alunos.

E é justamente a partir dessa necessidade que a Microsoft criou o programa Microsoft Innovative Educator Expert, que reconhece e suporta educadores do mundo todo, que estão dispostos a inovar em sala de aula e transformar a forma como seus estudantes se conectam com o conhecimento.

Anualmente, os professores interessados se inscrevem para concorrer ao título. Eles precisam cumprir uma carga horária de introdução em uma plataforma digital e enviam uma exibição em formato Sway (ferramenta de apresentação da Microsoft) ou um vídeo apresentando as respostas para os critérios previstos no programa. A partir daí, os docentes são selecionados globalmente pela diretoria de educação da Microsoft.

“Foi a primeira vez que participamos da seleção e os nossos professores tiveram um ótimo desempenho!”, comemorou o gerente de Operações da ESD, Henrique Romano Carneiro.

Os professores aprovados foram: Perlla Dona, Fabíola Liutti, Bruna Rosário e Milena Toniato, da Unidade I; e Guilherme Abreu, Sissa Luchi, Geyson Suzano, José Renato Vidigal e Christie Freitas, da Unidade II.

Parabéns aos selecionados para o MIE Expert e a todos os educadores que têm se empenhado em inovar em um ambiente tão desafiador quanto o que estamos vivendo!

 

Microsoft Showcase School

 

Outra excelente notícia é que a ESD também foi aprovada para fazer parte de um seletíssimo grupo de escolas brasileiras na trilha de se tornar uma Microsoft Showcase School, uma instituição de referência da Microsoft para práticas educacionais de excelência.

“Neste ano, a ESD foi selecionada para participar do Incubators Path, um grupo formado por 368 escolas de todo o mundo que, em 2021, vão implantar soluções de transformação educacional baseadas em tecnologias da Microsoft. Na América Latina, apenas 46 instituições fazem parte desse grupo e, no Brasil, 10, sendo a ESD a única representante do Espírito Santo”, destacou Henrique.

Segundo ele, para integrar esse grupo tão especial, a Microsoft estabelece um processo com critérios e regras rigorosas, que envolvem a capacidade da instituição de demonstrar uma visão de transformação, o alinhamento da equipe em torno desse processo e, principalmente, o uso das ferramentas para um real aproveitamento no aprendizado dos estudantes.

“Essas novidades estão conectadas a um objetivo de longo prazo da ESD, definido no programa ESD Expandir, que concentra iniciativas e projetos relacionados à melhoria contínua do ensino-aprendizagem, inclusive no que diz respeito ao uso crescente da tecnologia e às melhores práticas educacionais. São ações que nos aproximam cada vez mais de nossa visão de ser a escola de referência no Brasil!”, afirmou o gerente.

 

Confira depoimentos de alguns dos professores aprovados no MIE Expert

 

Reconhecimento

“As tecnologias educacionais sempre foram uma grande aliada em minhas aulas, tanto as presenciais quanto agora, na forma virtual. A certificação MIE Expert veio como um reconhecimento pelo trabalho já desenvolvido e uma inspiração para os futuros trabalhos, pois me sinto desafiada a adquirir mais competência tecnológica para colaborar e multiplicar com professores e alunos as tecnologias desse mundo digital, proporcionando um aprendizado útil para toda a vida, e ajudando na formação de pessoas capazes de revolucionar o mundo com soluções inovadoras.”

Christie Freitas, professora de Geografia das turmas de 6º e 8º anos do Ensino Fundamental

 

Oportunidade de crescimento

“Sempre me interessei pelo uso da tecnologia no meio educacional e sempre tive vontade de inserir recursos tecnológicos e inovadores na minha rotina. Como professora de uma geração digital, sei que tenho o papel importante de transformar a minha sala de aula e conduzir da melhor forma o processo pedagógico que conecta meus alunos ao conhecimento, e principalmente estimular o interesse de adquirir o conhecimento. Por isso, em meio ao cenário atual, sabia que me tornar um MIE Expert seria uma oportunidade de crescimento profissional que faria diferença na vida dos meus alunos.

Com o anúncio do programa, vi que seria possível aprender mais uma forma de trazer inovações e, ao mesmo tempo, poder ajudar e influenciar outros professores nessa jornada. Após o curso, fica ainda mais evidente a importância de trabalhar a maneira como os alunos se conectam com o conhecimento e que isso ocorre de forma mais eficiente. O intuito é, a partir de agora, trazer recursos e metodologias que estimulem cada aluno a gostar ainda mais de estudar, ter pensamento crítico, ser criativo e ter autonomia para resolver problemas.”

Milena Salgado Toniato, professora do núcleo comum do 2º ano F do Ensino Fundamental e de Matemática do 4º ano matutino

 

Novas práticas

“Este ano está sendo desafiador para todos e para nós, professores, está sendo um ano de muito aprendizado. Mudar nossas práticas e inserir novas tecnologias têm sido nossa busca diária. Para facilitar esse processo, o uso de novas tecnologias vem sendo cada vez mais necessário. Como MIE Expert, terei a oportunidade de aperfeiçoar minhas práticas e inserir essas novas ferramentas em meu dia a dia.

Uma simples ferramenta que aprendi a manusear em um minicurso da Microsoft (OneNote for Windows 10) já melhorou bastante a organização das minhas aulas. Tudo o que eu faço fica arquivado em meu OneNote e consigo acessar de qualquer computador, celular ou tablet, além de usar ferramentas matemáticas em minhas aulas. E mais aprendizados virão!”

Geyson Suzano, professor de Matemática da 1ª e 3ª séries do Ensino Médio

VENHA NOS CONHECER