Notícias

10
maio

Segunda edição da ONU ESD é realizada em ambiente virtual

 

Com a presença de 344 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, a Escola São Domingos promoveu, em ambiente virtual, a segunda edição da ONUESD, evento que simula uma conferência da Organização das Nações Unidas.

Divididos em duplas, os estudantes assumiram o papel de delegados, representando 60 países, como Brasil, Ruanda, Estados Unidos, Colômbia, Canadá, Itália, Japão, África do Sul, entre outros.

A atividade envolveu as disciplinas de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Produção de Texto.

Foram formados quatro comitês para debater sobre os seguintes temas: “Mecanismos de Fortalecimento do Corpo Democrático do Continente Americano – OEA”; “A Iminência da Deep Web e os Desafios para a Segurança Internacional – Interpol”; “Soluções Inovadoras para Desafios Ambientais, Consumo e Produções Sustentáveis – UNE” e “O Genocídio de Ruanda e a Reconstrução da Paz – OUA”, em que os alunos simularam um fato histórico que ocorreu em 1994.

O coordenador do evento, professor Adriano Perrone, explicou que, neste ano, a ESD simplificou a forma de fazer a atividade para adaptá-la ao formato virtual. Isso permitiu que os alunos participassem melhor da simulação e que a equipe da Escola tivesse um controle maior dos debates.

“O evento ONUESD traz uma série de benefícios para os estudantes. Eles aprendem a desenvolver o poder de argumentação, de defesa de tese e a defender um ideal, mesmo que seja de forma figurativa. Eles tiveram que pesquisar a respeito da postura e da posição do país que representaram e defenderam a tese daquele país”, afirmou Adriano.

Cada dupla de alunos representou uma nação. O encontro começou com a leitura do Documento de Posição Oficial (DPO), que apresentou o posicionamento de cada país acerca do tema abordado.

Em seguida, as duplas se inscreveram em grupos de debates e depois formaram blocos para iniciar a elaboração do Documento de Proposta de Resolução Final, que será entregue aos professores até as 23 horas desta segunda-feira.

VENHA NOS CONHECER