Eu educo hoje com valores que recebi ontem para pessoas que são o amanhã. Os valores de ontem, os conheço. Os de hoje, percebo alguns. Dos de amanhã, não sei. Educo com os de ontem (os da minha formação)? Perderei os hojes e os amanhãs. Educo com os de hoje? Perderei o que havia de sólido nos de ontem e nada farei pelos de amanhã, que já serão outros. Educo com os de amanhã? Em nome de quê? De adivinhações? Da minha precária maneira de conceber um amanhã que escapa pelos desvãos do meu cérebro? Se só uso os de ontem, não educo: condiciono. Se só uso os de hoje, não educo: complico. Se só uso os de amanhã, não educo: faço experiências à custa das crianças. Se uso os três, sofro. Mas educo.

Artur da Távola – adaptado

Por onde começam as grandes transformações? Há 47 anos, a Escola São Domingos acredita que elas começam dentro das salas de aulas, por meio da educação. Ao ampliar o olhar de um aluno para o mundo, não se ensinam apenas as matérias do currículo escolar, mas constroem–se valores e incentivos para uma vida autônoma e feliz. O mundo muda aos poucos e, então, de repente.

Em 2020, quando o próprio conceito de “sala de aula” foi expandido, quando o conceito de “aprender a aprender” mostrou-se mais necessário que nunca, todos percebemos o nascimento de um mundo novo de possibilidades e oportunidades de adquirir e gerar conhecimento.

O professor e a escola passam a contar, de verdade, com um amplo arsenal de ferramentas, muitas delas digitais, para proporcionar o verdadeiro aprendizado. Como “assegurador do aprendizado”, cabe ao educador identificar e aplicar a melhor estratégia para cada estudante. A transformação digital acelerada permite que o tempo de sala de aula seja dedicado integralmente ao ensino, ao automatizar processos acadêmicos, e fica mais evidente que os espaços físicos, quando utilizados, devem ser pensados especial-mente para propiciar uma experiência única de aprendizado e interação. As avaliações passam a ser feitas de forma dinâmica e contínua, com o apoio de tecnologias para a correção e devolutivas mais rápidas e completas aos alunos.

A educação descobriu, de uma vez, o conceito omnichannel. Com ele, todos os canais disponíveis para transmissão de conhecimento, ou seja, as estratégias de aprendizado baseadas em tecnologia digital ou analógica, em vez de caminharem em paralelo, passam a ser desenhadas e orquestradas para cooperarem de forma harmoniosa e eficiente para o benefício de todos os estudantes.

É nesse mundo de oportunidades e possibilidades que nasce o ESD EXPANDIR – SONHE SEM MEDO, APRENDA SEM LIMITES, um programa especial que vai abarcar todas as iniciativas de dinamização e aprimoramento do processo educacional da Escola São Domingos, algumas delas já em curso há alguns anos e muitas outras ainda a serem descobertas, em um processo contínuo em busca da excelência educacional. O “Expandir” é, além de tudo, um convite e chamado a toda a comunidade escolar a tomar parte nesse amplo processo de transformação e melhoria. O “Expandir” vai servir de farol para o caminho que queremos trilhar nos próximos anos.

Nessa longa caminhada, manteremos sempre os valores que nortearam nossa fundação: respeito, honestidade, responsabilidade, disciplina, amizade e a rigorosa e inegociável valorização do conhecimento.

Vamos em frente!

LIÇÕES DO ESDEXPANDIR

A partir de todas a iniciativas já adotadas pela ESD nos últimos anos e das transformações pelas quais a educação vem passando, o sistema de ensino não presencial acelerou, se adaptou e demonstrou novas possibilidades para todos os membros da comunidade escolar. Com uma definição clara de visão, potencialização do uso da tecnologia, adaptação de ambientes educacionais, e modernos conceitos para o processo ensino-aprendizagem o ESD EXPANDIR convida aos próximos passos da educação.
Navegue pelas iniciativas do expandir:

Com o objetivo de melhorar ainda mais a experiência de aprendizado dos alunos da Escola São Domingos, a Escola firmou uma parceria muito importante com a Microsoft, possibilitando que todos os alunos da ESD passem a ter a sua disposição uma conta pessoal no Office 365, a plataforma de colaboração corporativa e produtividade, que inclui, além do Teams, aplicativos como Word, Excel, PowerPoint, Forms e Sway, entre muitos outros.

VENHA NOS CONHECER