08
out

12 livros infantis para ler com o seu filho

Mesmo sem saber decodificar as letras e os números, ter contato com os livros desde criança é fundamental para desenvolver o hábito da leitura, além de proporcionar a vivência de momentos que fortalecem os laços afetivos e acompanharão os filhos por toda a vida.

Listamos 12 livros para você ler com o seu filho, que está na educação infantil, e logo será alfabetizado. Separe um tempinho, seja depois do almoço ou antes de dormir, e faça a diferença na vida dele.

 

1. Abecedário de Bichos Brasileiros, de Geraldo Valério.  

O Abecedário de Bichos Brsileiros combina o alfabeto com os animais da fauna brasileira. As belíssimas ilustrações são do biólogo Humberto Conzo Júnior. Do mesmo autor e com uma proposta similar, há também o Abecedário das aves brasileiras.

 

2. Alfabarte, De Anne Guéry e‎ Olivier Dussutour.

Alfabarte mistura arte e linguagem. Ao esconder letras em quadros e ilustrações, os autores proporcionam aos pequenos uma aventura de descoberta visual.

 

3. Lá vem história, de Heloisa Pietro.

É uma coletânea de contos que traz clássicos como O Negrinho do Pastoreio e Macunaíma, e outras histórias fantásticas para o público infantil.

 

4. Clara, de Ilan Brenman e Silvana Rando.

Que criança nunca sonhou em ser grande? Clara aborda justamente esse desejo dos pequenos de bancar os adultos de uma forma leve e divertida.

 

5. Cada bicho seu capricho, de Marina Colasanti.

Neste livro as crianças conhecem os animais, suas características e ainda se divertem com rimas e aliterações, aprendendo, assim, a sonoridade e o ritmo das palavras.

 

6. Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha.

O livro traz um dos personagens mais divertidos da literatura infantil nacional: Marcelo, o menino que desejava dar novos nomes a tudo que o rodeava.

 

7. Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, de J. Borges

Esse livro reúne mais de 100 contos dos irmãos Grimm traduzidos diretamente do alemão. As ilustrações são do ilustrador pernambucano.

 

8. Coleção Estrelinha – Volume 2, de Sônia Junqueira.

A Coleção Estrelinha é segmentada em três níveis, que evoluem do mais simples ao mais complexo em termos linguísticos. Cada volume reúne seis títulos e, entre os livros do segundo volume, destacamos A arara cantora, A onça e a anta e O macaco medroso.

 

9. O menino maluquinho, de Ziraldo.

O menino maluquinho é uma série de revistas em quadrinhos, baseada no livro de mesmo nome, publicado em 1980. A saga do menino foi adaptada para o cinema em 1995 e 1997. A versão online pode ser conferida no site de Ziraldo!

 

10. Boa Noite, Coruja!, de Pat Hutchins

O livro traz o conto acumulativo — no qual a mesma história se repete para mais de um personagem — de uma coruja que quer dormir, mas não consegue por conta do barulho feito pelos outros animais da floresta.

 

11. Eu sou assim e vou te mostrar, de Heinz Janisch

Eu sou assim e vou te mostrar apresenta as partes do corpo humano às crianças de forma lúdica, brincando com rimas e com a sonoridade das palavras. O livro também ressalta as semelhanças e diferenças entre os seres humanos e os outros animais.

 

12. Leo e a baleia, de Benji Davies

Esse livro traz um emocionante conto sobre a amizade entre um menino que gosta de narrar histórias, uma baleia, que é uma excelente ouvinte, e seu pai, que é um pescador.


voltar