A segunda etapa do
Ensino Fundamental

O segundo ciclo corresponde aos quatro anos finais (6º ao 9º ano), quando os conhecimentos adquiridos são aprofundados e dá-se início ao estudo dos conteúdos que serão a base para o Ensino Médio. Nesse momento, como prioridade, o aluno desenvolve e aprimora o raciocínio lógico, a escrita coerente e coesa, a capacidade de trabalhar em equipe, apreendendo efetivamente a noção de valores, o que possibilita ao educando a percepção de si mesmo como ser integrante e agente transformador do ambiente.

Nessa fase, a organização curricular é composta por Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Inglês, Arte e Educação Física. As atividades curriculares desenvolvidas no Ensino Fundamental são pautadas nas etapas do desenvolvimento do aluno e, muitas vezes, são trabalhadas de forma interdisciplinar, dando atenção aos esportes, às atividades culturais e laboratoriais, aos seminários e às visitas de estudo, que possibilitam, de maneira prazerosa, a interação com temas transversais, como: Ética, Meio Ambiente, Trânsito, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Saúde, dentre tantos outros.

O aluno desenvolverá a capacidade de aprendizagem e, por meio da aquisição de conhecimentos, consolidará habilidades, formará atitudes e valores, fortalecerá os vínculos com a família, os laços de solidariedade humana e a tolerância recíproca que orientam as relações sociais. Nesse processo, o jovem é conduzido ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social, por meio dos mais variados processos pedagógicos.

Características do estudante

Na etapa da vida que corresponde ao Ensino Fundamental, o perfil de cidadão vai se definindo gradativamente conforme o aluno vai assumindo a condição de sujeito de direitos. Os alunos, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais, sociais, pelas quais passam.

Tais transformações requerem-lhes reformulação da autoimagem, a que se associa o desenvolvimento cognitivo. Junto a isso, buscam referências para a formação de valores próprios, novas estratégias para lidar com as diferentes exigências que lhes são apresentadas.

Respeitadas as marcas singulares antropoculturais que os alunos de diferentes contextos adquirem os objetivos da formação básica prolongam-se durante o Ensino Fundamental, de tal modo que os aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social sejam priorizados na sua formação, complementando a ação da família e da comunidade e, ao mesmo tempo, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo com qualidade social, mediante:

Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes e da cultura dos direitos humanos e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.

O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de respeito recíproco em que se assenta a vida social.

Projetos & Iniciativas

A ESD é referência nacional em inovação educacional, posicionando-se na vanguarda dos projetos e iniciativas pedagógicas que alavancam a aprendizagem significativa de estudantes de todas as idades. Conheça alguns de nossos projetos especiais e programas curriculares nas mais diversas áreas, como empreendedorismo, finanças, língua inglesa, cultura internacional, leitura, esportes, tecnologia, expressão artística e cultural, desenvolvimento socioemocional e tantos outras.

Um mundo de possibilidades com os Cursos Livres!

Esses programas especiais focam a formação de habilidades e competências necessárias para que o estudante se torne um cidadão completo, consciente e protagonista.