Slider

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica e tem como objetivos a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.

É o momento de se preparar para uma nova fase, o Ensino Superior. Com a carga horária diferenciada e extensa, dobrando no contra-turno duas vezes por semana, escolha de livros didáticos criteriosa, atividades nas quais o aluno desenvolve sua formação ética, pensamento crítico, convívio social, autonomia, a compreensão da sociedade e as possibilidades de ser o agente de mudanças. É assim que a Escola São Domingos finaliza a Educação Básica, entregando à sociedade jovens que são, reconhecidamente, identificados nas escolas superiores que estudam como: organizados, estudiosos, competentes, argumentativos e proativos. Ratificam o ensino de qualidade os excelentes resultados alcançados pela Escola, ao longo dos anos, no ENEM e nas mais renomadas instituições de Ensino Superior.

ENEM/ VESTIBULARES

Durante o Ensino Médio, os alunos decidem sobre os próximos passos de sua formação acadêmica. A ESD conta com projetos e iniciativas que visam potencializar a experiência de aprendizado vivenciada pelos alunos. Desde a fundação do Ensino Médio, no ano 2000, os alunos da ESD foram aprovados em Universidades de ponta no cenário nacional e internacional. Desde o início da apuração do ranking de Escolas, a partir dos dados do ENEM, a ESD tem se posicionado como uma referência nacional em qualidade do Ensino Médio, tendo obtido colocações entre as 50 melhores escolas do Brasil e as 3 melhores escolas do Espírito Santo.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

Os cursos livres e atividades extracurriculares são oferecidos em horário complementar, desde a Educação Infantil, e oferecem atividades diversificadas em turmas multisseriadas.




horários

TURNO MATUTINO
Ensino Médio
(1ª à 3ª série)
7h15 às 12h40

RETORNO DO TURNO MATUTINO
Ensino Médio
(1ª e 2ª séries)
Segunda-feira e quarta-feira
14h às 17h45

ENSINO MÉDIO
(3ª série)
Segunda-feira
14h às 16h55
Terça-feira à quinta-feira
14h às 15h40

Avaliação

 

Como expressão da avaliação do aproveitamento, a Escola adota um sistema cumulativo de pontos divididos em três trimestres, assim distribuídos:

      • 1º Trimestre: 30 pontos
      • 2º Trimestre: 30 pontos
      • 3º Trimestre: 40 pontos

    Total: 100 pontos

    A cada trimestre, o aluno recebe pontuação resultante dos valores atribuídos à prova parcial, ao simulado objetivo e outras atividades avaliativas. Conforme o Regimento Escolar, a média para aprovação do aluno será de 60% de aproveitamento e frequência de no mínimo 75% da carga horária total.

A reposição refere-se a uma segunda oportunidade para alunos que não realizam as avaliações em datas previstas no calendário escolar.

O direito à reposição de avaliações está condicionado à:

– apresentação de atestado médico em decorrência de doença;
– apresentação de declaração do órgão competente para alunos participantes de práticas esportivas representando a Escola ou uma equipe federada;
– justificativa plausível do responsável pelo aluno perante a equipe técnica.
– em todas as situações acima, o aluno ou responsável deverá preencher o requerimento na Secretaria, até 48h após o regresso do aluno à Escola, mediante pagamento de taxa de requerimento.
– em caso de justificativa não aceita pela equipe técnica, será cobrada taxa de prova por disciplina.

O aluno que não obtiver a média de aproveitamento determinada (60%) será submetido à recuperação, cujo objetivo é garantir uma aprendizagem bem-sucedida, resgatando conteúdos e notas

A Escola São Domingos tem se destacado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde o ano de 2003, com média que a coloca em evidência entre as instituições de ensino particular do Brasil. No Enem de 2014, Gustavo de Oliveira e Souza tirou a maior média nacional em Matemática: 973,6 pontos.

Já em 2015, a ESD se manteve entre as melhores escolas do Brasil. Segundo o ranking divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referente à prova de 2015, a escola ficou com o terceiro lugar geral no Espírito Santo na prova objetiva.

E os bons resultados não param por aí: a instituição também conquistou o quarto lugar geral no Estado, considerando a prova objetiva mais redação.

Além de estar, mais uma vez, entre as 100 melhores escolas do Brasil na prova objetiva. Esse resultado deve-se à educação contínua recebida pelos alunos da ESD desde a Educação Infantil até o terceiro ano do Ensino Médio, e a uma equipe de professores e coordenadores que trabalha o aprendizado com muita seriedade e compromisso.