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ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental é uma das etapas da educação básica e é caracterizado em dois ciclos. No primeiro, que corresponde aos primeiros cinco anos, são introduzidos os conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Inglês, por meio de atividades lúdicas, leitura, escrita e cálculo, visando à compreensão, por parte do aluno, do ambiente natural e social, do sistema político, das artes e dos valores em que está fundamentada a sociedade.

O aluno desenvolverá a capacidade de aprendizagem e, por meio da aquisição de conhecimentos, consolidará habilidades, formará atitudes e valores, fortalecerá os vínculos com a família, os laços de solidariedade humana e a tolerância recíproca que orientam as relações sociais. Nesse processo, a criança é conduzida ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social, por meio dos mais variados processos pedagógicos.

O segundo ciclo corresponde aos quatro anos finais; nele os conhecimentos adquiridos são aprofundados e dá-se início ao estudo dos conteúdos que serão a base para o Ensino Médio. Nesse momento, como prioridade, o aluno desenvolve e aprimora o raciocínio lógico, a escrita coerente e coesa, a capacidade de trabalhar em equipe, apreendendo efetivamente a noção de valores, o que possibilita ao educando a percepção de si mesmo como ser integrante e agente transformador do ambiente. Nessa fase, a organização curricular é composta por Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Inglês, Espanhol, Arte e Educação Física.

As atividades curriculares desenvolvidas no Ensino Fundamental são pautadas nas etapas do desenvolvimento do aluno e, muitas vezes, são trabalhadas de forma interdisciplinar, dando atenção aos esportes, às atividades culturais e laboratoriais, aos seminários e às visitas de estudo, que possibilitam, de maneira prazerosa, a interação com temas transversais, como: Ética, Meio Ambiente, Trânsito, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Saúde e Orientação Sexual.

AVALIAÇÃO

DISTRIBUIÇÃO DA PONTUAÇÃO

A avaliação, ao longo do Ensino Fundamental, tem características próprias em cada seguimento. No 1º ano e no 2º ano do Ensino Fundamental, é feita por observação e acompanhamentos diretos, registrando-se de forma descritiva, em fichas individuais, os resultados da apreciação do desenvolvimento do aluno nos aspectos emocional, social e psicomotor, a independência, o desenvolvimento da linguagem e outros desempenhos intelectuais, além de hábitos e atitudes evidenciados. No 1º ano do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum é trabalhada por meio de unidades temáticas, abordando as diversas áreas do conhecimento. A partir do 3º ano, como expressão da avaliação do aproveitamento, a Escola adota um sistema trimestral de pontos, assim distribuídos:
1º Trimestre 2º Trimestre 3º Trimestre Total
30 pontos 30 pontos 40 pontos 100 pontos
A cada trimestre, o aluno recebe pontuação resultante dos valores atribuídos de, no mínimo, duas provas e de outras atividades avaliativas. Conforme o Regimento Escolar, a média para a aprovação do aluno será de 60% de aproveitamento e frequência de, no mínimo, 75% da carga horária total.
  • 1º Trimestre - 30 pontos
  • 2º Trimestre - 30 pontos
  • 3º Trimestre - 40 pontos
  • TOTAL - 100 pontos

REPOSIÇÃO DAS AVALIAÇÕES

A reposição refere-se a uma segunda oportunidade para alunos que não realizam as provas em datas previstas no calendário escolar. O direito à reposição de provas está condicionado à: - Apresentação de atestado médico em decorrência de doença;
- Apresentação de declaração do órgão competente para alunos participantes de práticas esportivas representando a Escola ou uma equipe federada;
- Justificativa plausível do responsável pelo aluno perante a equipe técnica.
- Em todas as situações acima, o aluno ou responsável deverá preencher o requerimento na Secretaria, até 48h após o regresso do aluno à Escola, mediante pagamento de taxa de requerimento.
- Em caso de justificativa não aceita pela equipe técnica, será cobrada taxa de prova por disciplina.

RECUPERAÇÃO

O aluno que não obtiver a média de aproveitamento determinada (60%) será submetido à recuperação, cujo objetivo é garantir uma aprendizagem bem-sucedida, resgatando conteúdos e notas.

HORÁRIOS

UNIDADE I Turno Matutino: Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
7h15 às 11h50
Turno Vespertino: Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
13h10 às 17h45
Turno Integral: Ensino Fundamental (1º e 2º ano)
8h às 17h45
Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º)
7h15 às 17h45
Oficinas de Artes e Esportes 17h50 às 18h50
UNIDADE II Turno Matutino: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
7h15 às 11h50
6ª aula (8º anos - terça-feira)
11h50 às 12h40
6ª aula (9º anos - quinta-feira)
11h50 às 12h40
Turno Vespertino: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
13h10 às 17h45
6ª aula (8º e 9º ano - quinta-feira)
17h45 às 18h35
Oficinas de Artes e Esportes 18h às 19h