10 dicas para fazer do seu filho um grande leitor!
29
ago

10 dicas para fazer do seu filho um grande leitor!

01- Seja modelo de leitor para o seu filho. Não adianta querer que ele seja leitor se você não for um também.

02- Leia e conte histórias para ele.

03- Leve-o às livrarias, bibliotecas, espaços em que os livros estão à disposição dele.

04- Presenteie-o com livros.

05- Escolha boas histórias e fique atento à faixa etária e ao desenvolvimento do seu filho. Cada fase da infância tem um interesse específico.

06- Para escolher boas histórias, você precisa conhecer uma boa diversidade de livros. Por isso, mantenha o interesse por temas diversos, além de conhecer o mundo infantil para apresentá-lo.

07- Não queira fazer desse momento uma aula, ter objetivos pedagógicos, ensinar coisas para ele. Deixe esse tipo de aprendizado para a escola. Atente-se a estreitar os laços e criar memórias afetivas que serão lembradas por toda vida.

08- Conforme o crescimento do seu filho, conheça e respeite as preferências dele. Assim como você vai ensinar, em certo momento, também vai aprender.

09- Qualquer momento é bom para ouvir uma história, mas, na hora de dormir, isso é bem mais legal. Existe um relaxamento, um desligamento da rotina puxada do dia e com isso se abre um portal para o mundo da imaginação. Ele vai sonhar de olhos abertos, enquanto você lê uma história, para depois mergulhar no sonho de olhos fechados.

10- Se você não puder comprar um livro nem souber de alguma história da literatura infantil de cor, invente uma. Você e seu filho vão aprender a criar novas histórias, estreitar os vínculos e guardar essas memórias para sempre.

 


voltar