Mesmo sem saber decodificar as letras e os números, ter contato com os livros desde criança é fundamental para desenvolver o hábito da leitura, além de proporcionar a vivência de momentos que fortalecem os laços afetivos e acompanharão os filhos por toda a vida.
Listamos 12 livros para você ler com o seu filho, que está na educação infantil, e logo será alfabetizado. Separe um tempinho, seja depois do almoço ou antes de dormir, e faça a diferença na vida dele.
1. Abecedário de Bichos Brasileiros, de Geraldo Valério.
O Abecedário de Bichos Brsileiros combina o alfabeto com os animais da fauna brasileira. As belíssimas ilustrações são do biólogo Humberto Conzo Júnior. Do mesmo autor e com uma proposta similar, há também o Abecedário das aves brasileiras.
2. Alfabarte, De Anne Guéry e Olivier Dussutour.
Alfabarte mistura arte e linguagem. Ao esconder letras em quadros e ilustrações, os autores proporcionam aos pequenos uma aventura de descoberta visual.
3. Lá vem história, de Heloisa Pietro.
É uma coletânea de contos que traz clássicos como O Negrinho do Pastoreio e Macunaíma, e outras histórias fantásticas para o público infantil.
4. Clara, de Ilan Brenman e Silvana Rando.
Que criança nunca sonhou em ser grande? Clara aborda justamente esse desejo dos pequenos de bancar os adultos de uma forma leve e divertida.
5. Cada bicho seu capricho, de Marina Colasanti.
Neste livro as crianças conhecem os animais, suas características e ainda se divertem com rimas e aliterações, aprendendo, assim, a sonoridade e o ritmo das palavras.
6. Marcelo, marmelo, martelo, de Ruth Rocha.
O livro traz um dos personagens mais divertidos da literatura infantil nacional: Marcelo, o menino que desejava dar novos nomes a tudo que o rodeava.
7. Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, de J. Borges
Esse livro reúne mais de 100 contos dos irmãos Grimm traduzidos diretamente do alemão. As ilustrações são do ilustrador pernambucano.
8. Coleção Estrelinha – Volume 2, de Sônia Junqueira.
A Coleção Estrelinha é segmentada em três níveis, que evoluem do mais simples ao mais complexo em termos linguísticos. Cada volume reúne seis títulos e, entre os livros do segundo volume, destacamos A arara cantora, A onça e a anta e O macaco medroso.
9. O menino maluquinho, de Ziraldo.
O menino maluquinho é uma série de revistas em quadrinhos, baseada no livro de mesmo nome, publicado em 1980. A saga do menino foi adaptada para o cinema em 1995 e 1997. A versão online pode ser conferida no site de Ziraldo!
10. Boa Noite, Coruja!, de Pat Hutchins
O livro traz o conto acumulativo — no qual a mesma história se repete para mais de um personagem — de uma coruja que quer dormir, mas não consegue por conta do barulho feito pelos outros animais da floresta.
11. Eu sou assim e vou te mostrar, de Heinz Janisch
Eu sou assim e vou te mostrar apresenta as partes do corpo humano às crianças de forma lúdica, brincando com rimas e com a sonoridade das palavras. O livro também ressalta as semelhanças e diferenças entre os seres humanos e os outros animais.
12. Leo e a baleia, de Benji Davies
Esse livro traz um emocionante conto sobre a amizade entre um menino que gosta de narrar histórias, uma baleia, que é uma excelente ouvinte, e seu pai, que é um pescador.