A importância da estimulação no desenvolvimento da criança no período da Educação Infantil

biblioteca escola sao domingos

Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para seu o desenvolvimento. Diversos estudos demonstram que a evolução do cérebro acontece a uma velocidade incrível nesse período, sobretudo com estímulos e interações em seu ambiente diário de convivência. Pouco a pouco, o cérebro vai se desenvolvendo tanto por meio da nutrição e de cuidados adequados quanto pela continuidade dessa interação da criança com outras pessoas e com o ambiente.

Esse é o período em que o cérebro mais precisa de estímulos, uma vez que 90% das conexões cerebrais são estabelecidas até os 6 anos. Em outras palavras, as experiências vivenciadas pelas crianças contribuem para impulsionar a atividade cerebral. Ou seja, mesmo após o nascimento, o cérebro continua sendo “construído” e a qualidade de sua “construção” depende das experiências vividas. Quanto melhor for a “construção” do cérebro nesta fase, melhor será a preparação dos pequenos para o futuro. Porém, se esses estímulos forem negligenciados, muitas ligações entre os neurônios deixam de acontecer, o que pode afetar o seu potencial de aprender e se desenvolver.

Para que o processo de desenvolvimento pleno da criança ocorra, são fundamentais estímulos adequados, vínculo e afeto. O cérebro, auxiliado pelos órgãos que compõem os sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato), apropria-se da informação por meio de um estímulo adequado – vindo do ambiente – e, na maioria das vezes, realizado pelos pais/adultos e educadores de referência da criança.

Experiências positivas na primeira infância contribuem para o desenvolvimento saudável do cérebro, permitindo que a arquitetura cerebral seja sólida e tenha uma estrutura mais apta a superar dificuldades.

Por tais fatores descritos, é que nos preocupamos em planejar e propor a vocês, famílias, atividades dirigidas para darmos continuidade ao desenvolvimento de nossos alunos, mesmo com tão pouca idade. Fazemos esse trabalho embasados em muitos estudos, com o objetivo maior de ajudar no crescimento saudável do seu filho.

Texto: Rita de Cássia F. da Silva – Supervisora Educacional para Educação Infantil

Fonte:  O desenvolvimento cerebral. Primeira Infância em pauta: um guia para aprimorar a comunicação dessa fase fundamental da vida [online]. http://www.primeirainfanciaempauta.org.br