Cinco dicas para suas férias serem inesquecíveis

Reunimos as melhores opções para você desfrutar de programas incríveis na estação mais quente do ano.

por Thiago Basílio

Mais um verão chegou e, com ele, as merecidas férias. A estação permite curtir o tempo para fazer viagens, conhecer pessoas e lugares incríveis. Mas são muitas formas possíveis de aproveitar esse tempo livre. Para te ajudar a viver férias inesquecíveis, o  Dodô, nosso mascotinho que é também o “rei da diversão”, nos ajudou com cinco sugestões perfeitas que vão te ajudar a fazer das suas férias de verão as mais incríveis da vida. Preparado? Então, anote:

1 – Praias lindíssimas e com “padrão internacional”

Não é segredo pra ninguém que as praias capixabas são maravilhosa, né?! Nosso vasto litoral banha também a Grande Vitória, que concentra balneários famosos tanto na capital como também em Guarapari, queridinha dos mineiros e que dispensa apresentações; Serra, com visuais pitorescos; Fundão, com a linda Praia Grande; e Vila Velha, que tem o título de “Bandeira Azul”, com a Praia da Sereia, primeira com certificação de excelência internacional do Espírito Santo. Opções não faltam. É só escolher e se refrescar!

2 – Arte e Cultura Capixabas

Temos diversas opções culturais que podem ser desfrutadas em nossa região. Por exemplo: tem a visitação gratuita ao Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo, que é um dos prédios mais antigos do país. Tem também o Museu de Artes do Espírito Santo, que fica no Centro de Vitória, com exposições de artistas capixabas, nacionais e também internacionais no seu acervo. Além disso, diversas feirinhas de artesanato, gastronomia, agricultura familiar, etc. acontecem em diferentes pontos do estado, é importante acompanhar as agendas das prefeituras e também do Governo Estadual.

3 – Vai aquele cineminha aí?!

As férias mal começaram e já podemos contar com um entretenimento garantido de primeira preparado pela Marvel. O filme “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” já bateu recorde de bilheteria no país. O longa traz Peter Parker numa aventura nostálgica e de tirar o fôlego em universos paralelos. Se você não viu, vale a pena conferir. Não podemos falar muito, pois tudo pode soar como spoiler.  Vale também conferir outros lançamentos previstos para a temporada. Ah… e a dica final: às quartas-feiras o ingresso é mais barato. Aproveite!

4 – Boa leitura!

Diversas obras que estão em alta podem complementar seus dias de descanso nas férias. Três delas: 21 Lições para o Século 21, do israelense Yuval Harari, que ajuda a compreender os principais fenômenos da nossa era; Uma Terra Prometida, do ex-presidente americano Barack Obama, que traz memórias do seu período como chefe de estado da mais poderosa potência do mundo; O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de autoria do ex-repórter do The New York Times Charles Duhigg, que explora a ciência por trás da criação e reforma de hábitos. Apenas algumas sugestões pra você curtir boas leituras, com perspectivas e boas inspirações para a vida.

5 – Sabores incríveis pra você experimentar

A culinária capixaba é deliciosa. Diversos lugares oferecem as famosas (e legítimas) moqueca e torta capixabas. Um dos mais tradicionais e belos é a Ilha das Caieiras, em Vitória, que concentra diversos restaurantes que preparam os pratos típicos. Mas temos também muitas comidinhas de rua nos conhecidos food trucks e barraquinhas que trazem a culinária do mundo inteiro para nossas ruas, praças e praias. Outra dica saborosa gastronômica está na fábrica da Chocolates Garoto, com seu museu e a lojinha, em Vila Velha: um roteiro de dar água na boca!

Pronto! Opções não faltam pra você se divertir, aprender e se inspirar nessas férias. Desejamos a todos um excelente descanso. Voltamos a partir do dia 1° de Fevereiro de 2022*!

*Consultar com a secretaria escolar o dia de retorno de cada série.