Conheça os Cursos Livres da ESD

Conhecimentos em diferentes áreas para uma experiência completa e valores para toda a vida.

Os Cursos Livres oferecidos pela ESD têm como característica principal  a  continuação  do  trabalho  realizado  pela  escola,  de modo a desenvolver o aluno de forma integral. Os cursos trazem conteúdos, competências e habilidades  que  vão além dos abordados em horário regular.

São quatro áreas abordadas e trabalhadas para desenvolvimento de diferentes competências:

Arte

O curso visa a desenvolver habilidades relacionadas à arte na criança.  Por meio de atividades  práticas,  a  criança  é  estimulada  a expressar suas emoções e sentimentos, a sua criatividade,   desenvolver   suas   habilidades motoras,  além  de  fazê-la  aprimorar  a  sua própria interpretação do mundo.

Público-alvo: Infantil 3 ao Infantil 5.

Dias: terças e quinta-feiras.

Atelier de Arte

O curso   visa    ao    desenvolvimento    de habilidades  individuais  voltadas  para  a  área das artes visuais. O aluno terá contato com o universo  artístico  de  forma  mais  específica, por  meio  do  aprendizado  e  uso  de  técnicas de criação artística.

Público-alvo: 1º ao 5º ano.

Teatro (Níveis 1 e 2)

O curso trabalha com habilidades da área da linguagem, principalmente por meio da dramatização em que há a presença da expressão e da postura corporal, da linguagem verbal e  não verbal. O teatro ainda proporciona momentos de escuta, do olhar para si e para o outro, o  trabalho em equipe, a criatividade, o interesse pela leitura, a responsabilidade e  apresenta resultados positivos com o trabalho da memória.

Público-alvo:

. Nível 1: Infantil 4 ao 1º ano. Dias: segundas e quartas-feiras.

. Nível 2: 2º ao 5º ano. Dias: terças e quintas-feiras.

Esportes

Futsal (Níveis 1, 2 e 3)

O curso tem  como  objetivo  proporcionar  aos alunos  uma  vivência  do  esporte  futsal,  de  modo que estes possam aprender e aprimorar de forma lúdica e coletiva os fundamentos básicos do futsal e coordenação motora. Também estimula o aluno a  compreender  e  vivenciar  a  modalidade  como prática social, por meio do trabalho em equipe e o respeito ao próximo.

Público-alvo:

Nível 1: Infantil 5 e 1º ano. Dias: 6ª feira.

Nível 2: 2º e 3º ano. Dias: 3ª e 5ª feira.

Nível 3: 4º e 5º ano. Dias: 2ª e 4ª feira.

Capoeira

O curso  visa  apresentar  ao  aluno  a  vivência  da capoeira   que   é   uma   arte   e   luta   da   cultura brasileira. A capoeira contribui para o enriquecimento    e    desenvolvimento    social    e cultural  do  aluno,  por  meio  dos  movimentos apreendidos    relacionados    à    luta,    dança    e acrobacias.

Público-alvo: 1º ao 5º ano.

Dias:

. Turma 1: segundas e quartas-feiras.

. Turma 2: terças e quintas-feiras.

Horário: 18h às 18h50.

Dança Educação (Nível 1 e 2)

A dança, no contexto escolar, é de grande relevância, uma vez que  trabalha  com  a  ludicidade,  oferecendo às   crianças,   momentos   de   prazer,   socialização, criatividade, alegria e novas descobertas com relação à sua corporeidade.

Público-alvo:

. Nível 1: Infantil 4 ao 1º ano. Dias: 3ª e 5ª feiras.

. Nível 2: 2º ao 5º ano. Dias: 2ª e 4ª feiras.

Judô (Nível 1)

Aliar o judô à educação proporciona uma melhora significativa na vida escolar de crianças e adolescentes, trabalhando valores como respeito, amizade, companheirismo, disciplina. Com a prática, a criança conhece seu corpo e busca desenvolver ao máximo sua capacidade motora, afetiva e cognitiva, explorando e vivenciando amplas possibilidades.

Público-alvo:

. Nível 1: Infantil 4 ao 1º ano.

Dias: sextas-feiras.

Horário: 18h às 18h50.

Jogos e brincadeiras com diversão

O curso que trabalha o desenvolvimento de habilidades motoras, lateralidade, socialização por meio de jogos e brincadeiras pedagógicas. O aluno irá se desenvolver brincando e gastando muita energia!

Público-alvo: Infantil 3 ao Infantil 5.

Linguagem

A grade curricular do campo linguagens tem como objetivo enriquecer o poder de comunicação de nossos alunos, valorizando a língua nacional e idiomas estrangeiros. O indivíduo que tem domínio no discurso se destaca frente aos outros, pois sabe se posicionar, ouvir e argumentar com segurança. As aulas também beneficiam as relações sociais e o saber trabalhar em grupo.

Obs: para esse campo, ainda não há cursos disponíveis para alunos da Unidade 1.

Tecnologia e maker

ESD Maker

Curso extracurricular em que os alunos têm contato introdutório a conhecimentos científicos, relacionados às áreas de química, física e biologia! A partir dos conceitos do movimento maker, os estudantes desenvolvem atividades lúdicas que servem de base para aquisição de conhecimentos mais complexos.

Público-alvo: 4º e 5º ano.

Horário: 18h às 18h50.

Para mais informações sobre investimento, outros serviços, comodidades e detalhes das estruturas dos cursos, clique no link abaixo ou entre em contato com a secretaria escolar das unidades.

CURSOS LIVRES ESD 2022