20
mar

Coronavírus: dicas para ficar bem e protegido, em casa, com a família

Temos vivido tempos de crise nos quais muitas informações, incertezas, medo e insegurança nos rodeiam a todo instante e nos tiram da nossa zona de conforto. Mas que tal aproveitar esse momento para renovar a mente, traçar alguns planos e adquirir novos hábitos…
Trazemos aqui algumas dicas para você e sua família passarem por esse período mais fortalecidos e renovados.

1. Todos os dias nascem grandes oportunidades
Já parou para pensar em quantas ideias podem surgir num momento de necessidade e caos social? Em suas mãos, pode haver grandes oportunidades de crescimento aguardando ser exploradas, por isso use e abuse da criatividade e do trabalho. Enquanto muitos desistem e estão se lamentando, você pode fazer a diferença e dar a volta por cima.

2. Cuidado com a quantidade de informação
Grande é a quantidade de informação que recebemos, principalmente por meio das redes sociais. Certifique-se de que são de fontes confiáveis. Muito cuidado com crianças menores. Elas estão atentas ao que está acontecendo, porém não possuem a mesma maturidade que nós para lidar com a situação. Nessa hora, cabe uma conversa esclarecedora em família.

3. Crie uma rotina
Criar uma rotina poderá ajuda-lo a se afastar do ócio e manter a produtividade. Colocar listado ou em uma planilha o que fará durante o dia é bem importante, como horário para acordar, ajudar nas tarefas da casa, estudar, conversar com os colegas, tempo para família.
Evite se encher de atividades, o ócio também faz parte do momento. Separe um tempo no seu dia para realmente não fazer nada.

4. Fique um tempo off-line
Ficar off-line significa tirar um tempo para conversar com sua família. Abusem dos jogos de cartas e tabuleiros, montem álbuns de fotos, construam uma história da família, ajude nas tarefas domésticas, criando uma obrigação que seja sua. Esses momentos serão ótimos para criarem memória afetiva.

5. Cuide do corpo e da mente
Pratique a gratidão, principalmente nas pequenas coisas. Tenha pensamentos positivos e otimistas, pois assim sua mente será mais resistente ao estresse desses próximos dias. Leia, faça palavras cruzadas, escreva algo todos os dias, ouça boas músicas. Mesmo em isolamento social, não deixe de conversar com as pessoas, seja sua família ou seus amigos.

Alimentação saudável é essencial para manter a saúde em dia. Mas tudo bem se nem todos os dias isso dê certo. Equilíbrio é fundamental! Durma bem e procure desligar-se dos eletrônicos pelo menos uma hora antes de se deitar.

Fiquem ligados que em breve postaremos mais algumas dicas.

Orientação Educacional


voltar