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O Ensino Fundamental é uma das etapas da educação básica e é caracterizado em dois ciclos.

Primeiro Ciclo

No primeiro, que corresponde aos primeiros cinco anos, são introduzidos os conhecimentos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Inglês, por meio de atividades lúdicas, leitura, escrita e cálculo, visando à compreensão, por parte do aluno, do ambiente natural e social, do sistema político, das artes e dos valores em que está fundamentada a sociedade.
O aluno desenvolverá a capacidade de aprendizagem e, por meio da aquisição de conhecimentos, consolidará habilidades, formará atitudes e valores, fortalecerá os vínculos com a família, os laços de solidariedade humana e a tolerância recíproca que orientam as relações sociais. Nesse processo, a criança é conduzida ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social, por meio dos mais variados processos pedagógicos.

Segundo Ciclo

O segundo ciclo corresponde aos quatro anos finais, quando os conhecimentos adquiridos são aprofundados e dá-se início ao estudo dos conteúdos que serão a base para o Ensino Médio. Nesse momento, como prioridade, o aluno desenvolve e aprimora o raciocínio lógico, a escrita coerente e coesa, a capacidade de trabalhar em equipe, apreendendo efetivamente a noção de valores, o que possibilita ao educando a percepção de si mesmo como ser integrante e agente transformador do ambiente.
Nessa fase, a organização curricular é composta por Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Inglês, Espanhol, Arte e Educação Física. As atividades curriculares desenvolvidas no Ensino Fundamental são pautadas nas etapas do desenvolvimento do aluno e, muitas vezes, são trabalhadas de forma interdisciplinar, dando atenção aos esportes, às atividades culturais e laboratoriais, aos seminários e às visitas de estudo, que possibilitam, de maneira prazerosa, a interação com temas transversais, como: Ética, Meio Ambiente, Trânsito, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Saúde e Orientação Sexual.

Ensino Integral

Tem por objetivo oferecer, no contraturno, considerando a modalidade “horário integral”, formação educacional e cuidados aos alunos. Além de realizar atividades pedagógicas, socioculturais e lúdicas complementares à formação dos alunos.

– Ampliar competências e habilidades dos alunos quanto às atividades escolares e processos de socialização.

– Desenvolver hábitos de estudo e aprofundamento dos conteúdos escolares do turno regular.

– Promover atividades visando à formação de valores e princípios, tais como respeito, organização, disciplina e trabalho em equipe.

 




    horários

    UNIDADE I

    Turno Matutino:
    Ensino Fundamental
    (1º ao 5º ano)
    7h15 às 11h50

    Turno Vespertino:
    Ensino Fundamental
    (1º ao 5º ano)
    13h10 às 17h45

    Turno Integral:
    Ensino Fundamental
    (1º e 2º ano)
    8h às 17h45

    Ensino Fundamental
    (3º, 4º e 5º)
    7h15 às 17h45

    Oficinas de Artes e Esportes
    17h50 às 18h50

    UNIDADE II

    Turno Matutino:
    Ensino Fundamental
    (6º ao 9º ano)
    7h15 às 11h50

    6ª aula (8º ano – terça-feira)
    11h50 às 12h40

    6ª aula (9º ano – quinta-feira)
    11h50 às 12h40

    Turno Vespertino:
    Ensino Fundamental
    (6º ao 9º ano)
    13h10 às 17h45

    6ª aula
    (8º e 9º ano – quinta-feira)
    17h45 às 18h35

    Oficinas de Artes e Esportes
    18h às 19h

    Avaliação

    A avaliação, ao longo do Ensino Fundamental, tem características próprias em cada seguimento.

    No 1º ano e no 2º ano do Ensino Fundamental, é feita por observação e acompanhamentos diretos, registrando-se de forma descritiva, em fichas individuais, os resultados da apreciação do desenvolvimento do aluno nos aspectos emocional, social e psicomotor, a independência, o desenvolvimento da linguagem e outros desempenhos intelectuais, além de hábitos e atitudes evidenciados. No 1º ano do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum é trabalhada por meio de unidades temáticas, abordando as diversas áreas do conhecimento.

    A partir do 3º ano, como expressão da avaliação do aproveitamento, a Escola adota um sistema trimestral de pontos.