Estudantes falam da experiência de participar de intercâmbio colaborativo da Microsoft

Um grupo de alunos da Escola São Domingos teve a oportunidade de participar recentemente de um intercâmbio colaborativo organizado pela Microsoft, o Cross Cultural K-12 Project.

Eles se juntaram a estudantes de instituições de ensino de El Salvador e da Alemanha para debater e aprofundar temas relevantes da atualidade, como as fake news disseminadas nas redes sociais, diferenças políticas e de legislação entre diversos países, os direitos e o papel da mulher na sociedade, entre muitos outros.

Ao final do projeto, os grupos fizeram uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos a partir dessas discussões.

A coordenadora de Inglês da ESD, Larissa Gaspar Carneiro, acredita que a Escola alcançou o principal objetivo do intercâmbio da Microsoft: que os alunos conseguissem desenvolver habilidades culturais e tecnológicas.

“O Cross Cultural K-12 me surpreendeu de diversas maneiras. Eu sabia que os nossos alunos estavam sendo preparados para serem cidadãos globais, mas o resultado me deixou admirada. Os estudantes tiveram muita maturidade ao discutir temas complexos da atualidade e, o tempo todo, houve respeito entre os colegas de diferentes culturas, ainda que houvesse grande divergência de pensamento entre eles”, afirmou Larissa.

Ela destacou que os alunos não mostraram dificuldade em participar de um projeto exclusivamente em inglês e apresentaram trabalhos escritos e orais de muita qualidade.

“Embora o intercâmbio tenha começado no mês de janeiro, período de férias dos estudantes, eles estavam sempre engajados e motivados a participar de tudo”, elogiou a coordenadora.

Alguns alunos que participaram do intercâmbio colaborativo da Microsoft falaram sobre a enriquecedora experiência. Confira!

-Novos pontos de vista

“Foi uma experiência incrível estar em contato com pessoas tão interessantes e engajadas, e com ideias e percepções de mundo bem diferentes. Era como uma aula em que os alunos também eram professores. Eu aprofundei os meus conhecimentos sobre vários tópicos importantes, além de conhecer novos pontos de vista dessas pessoas que têm tantas vivências diferentes das minhas. Pude colocar em prática habilidades como liderança e também aprimorar o inglês falado e escrito. Vou levar esses conhecimentos e os colegas que conheci para a vida!”

Enrico Medina, 15 anos, 2º ano B

-Respeito a todas as culturas

“Foi uma oportunidade única para aperfeiçoar o inglês e ter contato com outras culturas. Quando conhecemos outras culturas, aprendemos a respeitá-las e, com respeito, conseguimos viver bem com todas as pessoas, evitando xenofobia, racismo e muitos outros problemas. Antes eu era bem insegura com relação ao meu inglês, mas acredito que consegui quebrar essa barreira. Os orientadores foram muito atenciosos e tiraram todas as nossas dúvidas e as pessoas do meu grupo também eram ótimas. Vamos continuar mantendo contato, pois nos divertimos e aprendemos bastante. Se tiver outras edições, com certeza vou querer participar.”

Amanda Alves, 16 anos, 2º ano B

-Experiência inusitada

“Para mim, participar desse projeto foi algo inusitado, pois nunca pensei que teria a oportunidade de conversar com jovens da Alemanha e de El Salvador, sem precisar viajar para esses países, e falar sobre o que eles gostam de fazer, como é a rotina deles, sobre a cultura desses países. Foi uma ótima experiência e que agregou muito para mim. Aprendi sobre valores, culturas e estereótipos, entre outras questões importantes.”

Raphael Taufer Barros Persio, 16 anos, 2º ano A