O que você leva para toda a vida
28
maio

O que você leva para toda a vida?

Apesar da pergunta gerar diversas reflexões, as respostas são similares. Ao longo da existência, cada ser humano constrói os seus valores influenciados pelo meio que o cercam, como família, amigos, escola e diversos círculos sociais que está inserido. Durante a trajetória, permeada por altos e baixos, conquistas e enfrentamentos, apenas uma coisa é possível levar até o fim, si mesmo. 

Levar a si mesmo por toda a vida trata-se de não abrir mão dos valores construídos, com a maturidade necessária para entender de que o seu olhar crítico também pode mudar. Mas como construir esses valores? Como ter um olhar atento, inquietante e crítico para o seu papel no mundo e para a sociedade que está em constante transformação? 

Existe uma habilidade, desenvolvida ainda na infância, que é fundamental para essa encontrar essas respostas, a leitura. Mais do que codificar e decodificar palavras, ler é uma maneira de se conectar com o conhecimento, ampliar a sua capacidade de enxergar a vida, desenvolver a lógica e a criatividade, compreender melhor as transformações da sociedade, assim como as contrariedades do outro e de si mesmo. 

Livros infantis, histórias em quadrinhos, contos literários, conteúdo programático, artigos acadêmicos. Em todas as fases da vida, a leitura é uma ferramenta propulsora do desenvolvimento humano, auxiliando para a expansão de si mesmo e para a descoberta do potencial pleno de cada um. 

Sejam infantis ou acadêmicos, de receitas ou de astronomia, de 20 ou 500 páginas, os livros são fonte de riqueza não apenas no sentido sublime da palavra, mas na importância do desenvolvimento humano como um todo. 

Em cada post deste blog, que tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura, você vai encontrar exemplos de estudantes, professores, profissionais e instituições que, cientes da importância do hábito de ler, têm as suas vidas transformadas por páginas e páginas de livros. É o amor pela leitura que queremos levar por toda a vida!


voltar