“Tive de aprender uma nova forma de dar aula”

A tecnologia tem sido uma importante aliada da comunidade escolar para a continuidade das aulas. O virtual se tornou o novo real e nossos professores e alunos precisaram mergulhar de cabeça nas experiências do aprendizado on-line.

É claro que nada substitui o contato com as turmas na sala de aula, a troca de experiências e a alegria da convivência, mas todos precisaram se adaptar aos novos tempos, como afirmou o professor de Geografia do Ensino Médio da ESD, Adriano Perrone. Ele contou como tem lidado com os desafios impostos pela pandemia. Confira!

-Fale um pouco sobre a sua experiência nesta nova rotina de aulas virtuais.

Precisei me reorganizar, ver um local adequado para poder trabalhar. Mas fui me adaptando à nova realidade, pois agora tenho que trabalhar dentro de casa junto com toda a família. Não foi fácil no começo, mas agora consegui criar uma rotina. Busquei colocar um horário para eu trabalhar e outro para me dedicar aos meus filhos.

-Quais as principais dificuldades que você encontrou para planejar e colocar em prática as aulas on-line?

A maior dificuldade foi reorganizar os horários. Além disso, tive de aprender um novo planejamento, uma nova forma de dar aula. A aula virtual é um pouco mais fria, não tem aquele contato olho no olho. Essa é uma dificuldade que ainda tenho. Ainda estou aprendendo, todo mundo precisa se adaptar.

-Que feedback você tem recebido dos alunos?

Tenho tido uma boa resposta das turmas. Normalmente, dedico os primeiros cinco minutos de aula para conversar com os alunos, saber como está o dia a dia deles, se estão tendo dificuldades com o que vem sendo proposto. A maioria tem participado bem das atividades. Eles têm percebido o esforço de toda a Escola para se adequar a essa nova realidade e oferecer o melhor possível para eles e suas famílias.

-Para você, quais foram os principais aprendizados desse período?

Aprender a lidar com novas tecnologias e me reorganizar com a família, conciliando os afazeres de casa com o trabalho.

-Deixe a sua mensagem para os alunos e suas famílias.

Precisamos ter muita fé em Deus, pois essa é a melhor forma para estarmos sempre preparados para as dificuldades que podem surgir em nossas vidas. Os desafios existem para serem vencidos. Todos estão fazendo um grande exercício de superação e, com certeza, seremos mais fortes quando tudo isso passar. Um grande abraço a todos!