Unidade 2 vai ganhar biblioteca baseada em conceito que é nova tendência na educação

Um espaço amplo e moderno, que vai muito além da tradicional busca de conhecimento por meio de livros e computadores, mas que também promove a interação, a integração, a comunicação, a reflexão e o debate de ideias. Assim é a nova biblioteca da Unidade 2 da Escola São Domingos, prevista para ser inaugurada no mês de agosto.

Na área de mais de 200 metros quadrados, foram distribuídos dez ambientes criados a partir de um modelo que é uma nova tendência na educação atual: o de rotação por estações. Seguindo essa ideia, o espaço da biblioteca foi dividido em estações de trabalho e cada uma delas tem um objetivo específico, ainda que direcionadas para o objetivo central da aula.

“Em conjunto com a equipe de arquitetura da Angatu, procuramos conceituar o que seria uma proposta adequada para uma biblioteca em 2021. Então, alinhados ao nosso Programa Expandir, chegamos ao conceito de setorização. A biblioteca conta com diversos setores, como o de mesas compartilhadas, o de bancadas de estudos, o de computador para pesquisa, o de leitura de periódicos digitais com tablets, o de cabines acústicas para gravação de podcasts, realização de reuniões on-line e outras situações que exijam um cuidado acústico maior, entre outros”, explicou o gerente de operações da ESD, Henrique Romano Carneiro.

Com inspirações e referências nas principais bibliotecas acadêmicas e museus mundiais, a nova biblioteca também oferece um setor com quadro tradicional para maior interação e debate de ideias. Outro destaque é a área de cinema, onde poderão ser apresentados curtas-metragens e outras obras cinematográficas.

-Aprendizado mais diversificado

Segundo Henrique, a ideia é que os alunos circulem entre as estações diferentes, aprendendo partes da lição em cada uma delas.

“Eles farão a rotação por estações, que é um conceito na pedagogia para otimizar os espaços. O professor poderá dividir a turma em grupos e cada equipe experimentará uma determinada estação de aprendizado por algum tempo. Os estudantes vão rotacionar entre as estações, de modo que não seja necessário ter toda a turma no cinema ao mesmo tempo, por exemplo. Conseguiremos otimizar o espaço e, ao mesmo tempo, promover uma experiência de aprendizado mais diversificada para todos”, afirmou o gerente.

A nova biblioteca da São Domingos é um ambiente inovador, confortável e estimulante, alinhado à visão da Escola de oferecer uma infraestrutura educacional de alto nível para as melhores práticas pedagógicas.