ESD agora é parceira da Microsoft

Com o objetivo de melhorar ainda mais a experiência de aprendizado dos alunos da Escola São Domingos, não apenas durante o período de estudos remotos, mas também no retorno às aulas presenciais, a Escola firmou uma parceria muito importante com a Microsoft. A mudança faz parte de um amplo projeto de aperfeiçoamentos educacionais que está em andamento na instituição: o ESD Expandir.

O acordo possibilita que todos os alunos da ESD passem a ter a sua disposição uma conta pessoal no Office 365, a plataforma de colaboração corporativa e produtividade da Microsoft, que inclui, além do Teams, aplicativos como Word, Excel, PowerPoint, Forms e Sway, entre muitos outros.

Os estudantes de todas as séries de ensino agora estão associados a uma franquia individual exclusiva de 1TB de armazenamento de arquivos em nuvem no Microsoft OneDrive. Cada aluno está cadastrado e vinculado a sua turma/série por uma conta no formato xx@aluno.escolasaodomingos.com.br.

Por meio do aplicativo ESD+, os estudantes e as suas famílias já receberam as primeiras orientações para acessar a plataforma e as suas credenciais.

No aplicativo os alunos e responsáveis também encontram vídeos tutoriais com todas as informações sobre como acessar a nova estrutura. Além disso, a Central de Informações do Sistema Emergencial Não Presencial/Covid-19 já foi atualizada e tem todas as explicações sobre a novidade.

“O Office 365 vem para se integrar a uma série de mudanças estruturais que estamos implantando no âmbito do Projeto Expandir, que inclui, entre outras, o selo ESD Digital, que já se tornou conhecido da comunidade escolar por intermédio das videoaulas gravadas. Passaremos a utilizar a plataforma oficialmente a partir do dia 3 de agosto. Isso ocorrerá independente do retorno das atividades presenciais, que ainda não está confirmado para essa data. Teremos o restante do mês de julho para fazer os testes e as adaptações necessárias”, explicou o gerente de Operações, Henrique Romano Carneiro.

Tire as suas dúvidas

-Como acesso a nova conta?

Acesse o portal office.com por meio de um navegador na internet ou baixe os aplicativos do pacote Office 365 na loja de aplicativos do seu celular ou tablet (não deixe de baixar o Outlook para acessar os e-mails e o Teams para as aulas síncronas). Utilize as credenciais de acesso (e-mail e senha) enviadas em uma mensagem individual no seu aplicativo ESD+ e no Portal do Aluno/Responsável.

-Vou precisar baixar o aplicativo do Teams novamente?

Não é preciso baixar o Teams novamente! Basta sair da seção iniciada clicando na bolinha com as iniciais do seu nome, no canto direito superior da tela do Teams. Em seguida, clique em sair. Depois, é só inserir seu novo e-mail e senha para iniciar uma nova seção.

-Uso o mesmo e-mail para dois alunos. O que muda para mim?

Agora cada aluno deverá acessar pelo e-mail fornecido pela Escola. Mas fique tranquilo. Basta sair da seção iniciada com um dos e-mails e fazer login com o outro. É rápido e não necessita mais de convite.

-Que vantagens a mudança proporcionou em relação ao modelo anterior?

Agora cada aluno tem um e-mail vinculado à ESD, de forma que não mais é um convidado externo, mas sim um membro da equipe. Isso minimiza erros técnicos. Além disso, a nova estrutura possui maior organização, pois o aluno faz parte apenas da equipe que corresponde a sua turma e as aulas ocorrem em canais que são as disciplinas. As aulas serão agendadas anteriormente, no próprio Teams. O aluno receberá um e-mail informando o horário e canal onde ocorrerá, e as gravações das salas virtuais estarão disponibilizadas dentro da equipe em uma aba, não mais sendo necessário acessar o AVA para esse fim. Em resumo, a nova estrutura trará maior personalização, segurança e organização.

-A partir de quando devo acessar o Teams pela nova estrutura?

A nova estrutura passará a ser utilizada oficialmente a partir do próximo dia 3 de agosto.

-Tem alguma outra dúvida?

A equipe de suporte em tecnologia da ESD está à disposição para auxiliar nessa transição, com acesso mais rápido pelo Serviço Unificado de Atendimento, via app (menu>atendimento), ou pelo Portal do Responsável, na web.