Crianças se transformam em artistas do conhecimento

A exposição dos trabalhos de série do Infantil 2 mostrou as habilidades criativas dos alunos para os seus familiares.

por Thiago Basílio

Apesar de pequenos, eles já estão aprendendo muito! Nos meses de julho e agosto, os alunos do Infantil 2 vivenciaram a unidade temática “Arte em toda parte”, tendo  sua culminância numa linda apresentação às famílias, que marcaram presença no evento.

Considerando a importância dos sistemas sensoriais no bem-estar e na regulação emocional das crianças, o tema proporcionou aos alunos experiências e atividades de arte que estimularam diferentes percepções.

Objetivos alcançados

Com base no livro Qual é a cor do amor?, de Linda Strachan, os pequenos participaram de atividades lúdicas e atrativas com estímulos visuais, olfativos, auditivos e táteis. Todo esse processo contou também com a o trabalho interdisciplinar das aulas de Educação Física, Música e Inglês.

Veja também: Pais da ESD são surpreendidos com homenagem musical

As ações buscaram explorar as percepções sensoriais; conhecer as cores primárias e secundárias; proporcionar momentos de experimentação com texturas e sensações; incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos.

Envolvimento familiar

Tanto as apresentações das crianças quanto os trabalhos desenvolvidos, que também foram expostos para apreciação, surpreenderam os presentes.

“Foi muito emocionante, pois é a primeira vez que estou vindo. Graças a Deus, com a pandemia suavizando, estamos conseguindo ter esse contato mais próximo com a escola.”, comemora Mayara Pavesi Siepierski, mãe do Breno.

Já Sérgio Henrique Silveira, pai do Henrique, observa que “é emocionante ver que ele está conseguindo interagir bem, está gostando da escola, está fazendo as atividades. Isso é muito legal!”.

Estratégia pedagógica

Todas essas percepções fazem parte de uma intencionalidade pedagógica que busca desenvolver sensibilidades fundamentais na mais tenra idade.

“Desde o nascimento até os cinco anos de idade, as crianças têm uma grande capacidade de absorver e reter novas informações. As atividades sensoriais ainda possibilitam que elas conheçam o mundo ao seu redor, a partir de novas texturas, cores, cheiros e sabores”, detalha a professora Rita de Cássia, supervisora educacional para Educação Infantil na ESD.

Todo esse trabalho atua na apuração dos sentidos e ajuda na formação de uma consciência permanente de que a melhor obra de arte da vida é pintada pelo conhecimento.

Confira abaixo a galeria de fotos