Experiência contribuiu para apuração da criatividade, desenvoltura e despertar da curiosidade das crianças às temáticas relevantes da atualidade.
por Thiago Basílio
Notícia de última hora! Crianças aprendem mais sobre sua comunidade por meio da linguagem jornalística. É isso mesmo! Estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental compreenderam o processo para seleção de uma notícia e divulgá-la de maneira a chamar a atenção do leitor.
Além disso, também praticaram a notícia falada, com dicas sobre como se portar em frente às câmeras, além, claro, da desenvoltura corporal e etiqueta social.
Na prática, os alunos precisaram selecionar notícias, explorar a expressão linguística e artística, produzir notícias impressas e em vídeo, conforme a preferência de cada um e seguindo as orientações das aulas que abordaram a temática.
Veja também: Vamos economizar energia
De um modo geral, a atividade foi realizada individualmente, mas, em alguns casos, foi permitida a formação de dupla ou trio, conforme grau de parentesco ou convivência familiar dos alunos.
O projeto foi realizado no contexto das aulas de Produção Textual. Os resultados foram assistidos e lidos com muita criatividade e dedicação dos estudantes, que se transformaram em verdadeiros jornalistas com credibilidade, imparcialidade e, principalmente, compromisso com a realidade dos fatos.
Confira abaixo alguns trabalhos: