Estudantes viram “jornalistas” para aprimoramento da produção textual

 

 

 

Experiência contribuiu para apuração da criatividade, desenvoltura e despertar da curiosidade das crianças às temáticas relevantes da atualidade.  

 

por Thiago Basílio

 

Notícia de última hora! Crianças aprendem mais sobre sua comunidade por meio da linguagem jornalística. É isso mesmo! Estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental compreenderam o processo para seleção de uma notícia e divulgá-la de maneira a chamar a atenção do leitor.

Além disso, também praticaram a notícia falada, com dicas sobre como se portar em frente às câmeras, além, claro, da desenvoltura corporal e etiqueta social.

 

Além de escrever, os estudantes também disponibilizaram versões impressas do jornal no pátio escolar na hora do recreio para que outros colegas se informassem.

 

Na prática, os alunos precisaram selecionar notícias, explorar a expressão linguística e artística, produzir notícias impressas e em vídeo, conforme a preferência de cada um e seguindo as orientações das aulas que abordaram a temática.

 

Veja também: Vamos economizar energia

 

De um modo geral, a atividade foi realizada individualmente, mas, em alguns casos, foi permitida a formação de dupla ou trio, conforme grau de parentesco ou convivência familiar dos alunos.

O projeto foi realizado no contexto das aulas de Produção Textual. Os resultados foram assistidos e lidos com muita criatividade e dedicação dos estudantes, que se transformaram em verdadeiros jornalistas com credibilidade, imparcialidade e, principalmente, compromisso com a realidade dos fatos.

 

Confira abaixo alguns trabalhos:

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Fazer login

Clique no botão abaixo para acessar