Escola São Domingos completa 50 anos de tradição na educação capixaba

Em meio século de fundação, a instituição se consolidou como um centro de referência no Estado e também no País.

Há 50 anos, em 3 de março de 1973, a educadora Margarida Santos Daher Carneiro, mais conhecida como Tia Magá, iniciava sua empreitada na fundação de um pequeno centro de ensino, em Bento Ferreira (Vitória – ES). Nascia ali a Escola São Domingos, então chamada de “Mini Universidade São Domingos”, com apenas cinco alunos e carteiras emprestadas por um amigo da família, proprietário de uma marcenaria.

Conheça a história completa da ESD

Ao longo das décadas, a escola cresceu, evoluiu e passou por diversas mudanças. Desde a construção do primeiro prédio no final da década de 70 e início da década de 80; passando pela implantação dos anos finais do Ensino Fundamental, em 1995, com a construção da Unidade 2; e chegando ao pontapé inicial do Ensino Médio, com a virada do século em 2000, que, já de início, obteve grandes resultados, aprovando seus egressos nas universidades mais renomadas do país. No ano passado, foi inaugurada mais uma iniciativa da ESD Educação: a Sundays Educação Infantil Integral, abrindo as janelas de oportunidades com cuidados focados na primeira infância.

Inovações e diferenciais

Com muito trabalho, estudo, dedicação e compromisso com a educação, as novas gerações da família assumiram a gestão da escola, continuando a missão de Margarida de levar inovação e excelência à comunidade escolar, por meio de parcerias firmadas e projetos inéditos, que colocaram a Escola São Domingos no mapa das instituições mais relevantes do Espírito Santo e do Brasil, impactando a formação de dezenas de milhares de cidadãos ao longo desse meio século de história.

Alunos da primeira turma da então “Mini Universidade São Domingos”, em 1973.

Dentre as diversas iniciativas pioneiras no estado, destacam-se algumas, inclusive, de repercussão internacional:

. Primeira Microsoft Showcase School capixaba, entrando pro hall das escolas com as melhores práticas certificadas pela Microsoft Education do mundo;

. Único centro aplicador do “Enem americano”, o Scholastic Aptitude Test – SAT (Teste de Aptidão Escolar, em tradução livre) do ES;

. Escola credenciada para emissão de dupla diplomação pela Texas Education Agency;

. Primeira escola certificada com selo ISO 9001:2015 do Brasil;

. Time de Vôlei com destaque nacional: vice-campeão nas Olimpíadas Escolares (2010); vice-campeão dos Jogos Escolares da Juventude (2016); bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (2021).

No rumo certo

Esses e tantos outros diferenciais são resultados de muito estudo, pesquisa e foco permanente em aprimoramento e qualificação para uma instituição que atualmente conta com mais de 1,8 mil alunos matriculados. “Meu objetivo ao fundar uma Escola era oferecer a educação que eu acreditava ser a melhor possível para meus alunos. Para que meus alunos pudessem alcançar seus objetivos e viverem uma vida plena e feliz. Hoje, após 50 anos de trabalho, tenho certeza de que a chama que acendi em 1973 continua acesa e iluminando caminhos das novas gerações”, reflete Margarida.

E é exatamente essa visão que pavimenta essa jornada do saber, consolidando valores. E valores constroem história. E bons valores são para toda a vida.