boa alimentacao estimula a memoria
03
abr

Boa alimentação estimula a memória e melhora a concentração

Em tempos de quarentena e estudo em regime domiciliar, é importante ter um cuidado especial com a alimentação. Alguns alimentos potencializam a capacidade cognitiva, estimulam a memória, o raciocínio e ajudam a melhorar a concentração.

O consumo de frutas, mais especificamente aquelas ricas no flavonoide antocianina, como açaí, jabuticaba e morango, está associado à melhor memória e concentração. As gorduras mono e poli-insaturadas, presentes de forma abundante no azeite de oliva extravirgem e nas castanhas, compõem a bainha de mielina dos neurônios e o consumo desse tipo de gordura é capaz de contribuir, assim, para a integridade da membrana da célula e transmissão de impulsos nervosos.

De modo contrário, estudos têm mostrado que o consumo de uma alimentação não saudável (alto consumo de gorduras saturadas e/ ou açúcar), ainda que por um curto período de tempo (de 1 a 7 dias), desencadeia processos neuroinflamatórios, prejudicando a memória e a concentração.

Muitas vezes, o setor do supermercado mais colorido e saudável nem sempre é o preferido de crianças e adolescentes. Alguns estudantes optam por chocolate ou outro tipo de doce para dar mais energia na hora do estudo, mas se houver uma carga muito grande de glicose no organismo, pode ocasionar uma certa sonolência. O chocolate amargo pode ser uma boa opção, pois contém cafeína, que ajuda a melhorar o estresse porque libera endorfina.

Fiquem ligados! Em breve traremos novas dicas de alimentação para vocês!


voltar
  • boa alimentacao estimula a memoria