Dicas de atividades para aprimorar o Inglês

aula de inglês

Já foi o tempo em que, para aprender Inglês, as pessoas acreditavam ser essencial adotar um método repetitivo, com longas horas de estudo de gramática.

Hoje, sabemos que é necessário estar em um ambiente de imersão, realizando diversas atividades com base na Língua Inglesa, para fortalecer o conhecimento do idioma.

No caso das crianças, essas atividades precisam ser lúdicas e divertidas, respeitando o tempo de cada uma, para que o aprendizado aconteça de forma natural e gradual.

É assim que trabalhamos a Língua Inglesa na Escola São Domingos, adotando uma abordagem significativa e relevante para os alunos. Por meio do nosso programa de aprendizado “Talk with the World”, buscamos trabalhar com temáticas atrativas que vão ao encontro das necessidades e dos prazeres de cada faixa etária.

O “Talk with the World” foi criado pela ESD a partir das melhores práticas e experiências para o ensino de idiomas em escolas regulares. As atividades têm início já na Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio.

E ninguém precisa parar de estudar porque está em casa. A ESD elaborou conteúdos criativos e divertidos para crianças e adolescentes de todo o Brasil! São diversas atividades em Inglês para que todos possam continuar aprendendo! Confira e bom estudo!

– Para crianças pequenas, o melhor jeito é aprender brincando!

O jogo do espião, conhecido como “I Spy Game”, é uma ótima escolha para a prática de novos vocabulários. O “mandante” deverá falar “I spy something _______” (dizer uma categoria – cores ou formas geométricas). Os participantes deverão tocar em algo da cor dita ou da forma.

As músicas podem ser as melhores aliadas na aprendizagem de uma nova língua! Estimule a criança a cantar e a dançar músicas em Inglês. Veja algumas sugestões:

https://www.cambridgeenglish.org/learning-english/parents-and-children/activities-for-children/sing-and-learn/ (músicas nível Pré-A1)

– Para as crianças do Ensino Fundamental 1, as histórias são excelentes recursos!

Que tal propor às crianças que ouçam ou leiam histórias em Inglês e que façam uma ilustração da sua parte preferida?

Acesse algumas histórias neste link:

As histórias também podem ser impressas e cortadas em diferentes pedaços. Peça que a criança coloque a história em ordem! Em seguida, convide-a para tentar ler a história! O áudio poderá ajudá-la, mas neste momento, é importante que ela leia do jeito que conseguir!

Sugestão de história, com áudio disponível:

E por que não incentivar os pequenos a criarem as suas próprias histórias? Ache tirinhas curtas e simples para que eles tentem criar a sua própria história! Não se esqueça de incentivar as conquistas, sejam elas palavras soltas ou pequenas frases!

– Para os adolescentes, milhares de possibilidades!

Nesta faixa etária, as possibilidades são muitas, basta que o adolescente identifique quais são as atividades lhe dão mais prazer!

A leitura de livros na segunda língua é uma excelente dica para a ampliação do repertório vocabular. Assistir a filmes e séries na Língua Inglesa também. Uma sugestão para aqueles que sentem dificuldade é assistir a filmes e episódios que já tenham sido vistos em Português. Para o desafio ser maior, uma boa ideia é anotar as expressões utilizadas pelos personagens em seus diálogos.

As músicas também são um excelente caminho! Cantar junto com os artistas favoritos, acompanhando a letra, ajudará o adolescente a desenvolver as habilidades de listening (escuta), reading (leitura) e writing (escrita)!

Se o adolescente for conectado, por que não mudar o idioma do celular para Inglês? Uma excelente forma de se desafiar diariamente!

– A escrita é uma importante aliada do aprendizado

Por que não escrevermos sobre aquilo que nos motiva e que faz os nossos olhos brilhar?

As crianças poderão produzir cartazes com imagens, palavras soltas ou pequenos textos, de acordo com a sua capacidade, sobre diversos temas. Eles podem ser convites, cartazes de conscientização, sobre a banda favorita… Estimule a criatividade dos pequenos!

Já o adolescente poderá produzir pequenos artigos sobre temas que o engajam: solidariedade, política, questões ambientais, locais interessantes. É só soltar a imaginação!

Agora mãos à obra!