Iniciação Científica 2022: nova pesquisa é desenvolvida por estudantes do Ensino Médio

Iniciação Científica

O artigo científico deste ano investiga o tema “Cobertura de Vegetação e alagamentos em Vitória ES”.

por Mafê Martin

Coordenados pelo professor Diogo Moreira da disciplina de Biologia, alunos de turmas do Ensino Médio investigaram a correlação entre a área coberta por vegetação e a área com risco de alagamento em bairros da cidade de Vitória. O grupo de onze alunos, durante 12 meses, avaliaram se as áreas revestidas de vegetação, nos bairros próximos a Escola São Domingos, eram suficientes para reduzir as inundações. Desse modo, o trabalhou visou conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação de parques, gramados, praças, restingas e quaisquer outros tipos de superfícies urbanas cobertas de vegetação, por meio da banners que foram expostos pelos próprios alunos durante os intervalos de aulas, em que puderam expor e explicar sobre a pesquisa executado.

O Trabalho de Iniciação Científica é bianualmente proposto pela ESD, juntamente aos lecionadores da área de Biologia, com o objetivo de apresentar aos alunos sobre o processo de pesquisa e produção de um artigo científico, mostrando o rigor acadêmico necessário para um bom estudo científico. Acima de tudo, a Iniciação Científica torna os alunos academicamente mais preparados e curricularmente fortes pra enfrentarem demandas escolares de sua rotina, bem como futuras exigências da vida universitária.

Deixamos alguns registros dos árduos dias de pesquisa dos estudantes