Estudantes desvendam segredos incríveis das maiores obras literárias da história

Por meio de uma atividade multidisciplinar, os alunos exploraram diferentes contextos das narrativas que conquistaram o mundo.

por Thiago Basílio

Que ler é muito bom todo mundo já sabe, não é? Ainda mais quando são clássicos da literatura universal. Histórias que marcam e marcaram gerações ao longo de décadas, séculos e até milênios com relatos que, por vezes, mudaram os rumos da humanidade. Mas, cá entre nós, nem sempre é fácil entender todos os contextos de alguns deles. Ainda mais quando nos deparamos com versões mais próximas dos originais, por exemplo.

São palavras diferentes, lugares que não existem, hábitos difíceis de entender, culturas que confrontam muitos dos nossos costumes. Tudo isso pode gerar ruídos, que limitam aquele momento prazeroso de leitura.

A grande questão é entendermos que isso faz parte de toda a experiência literária proporcionada pela obra. Não é apenas a história que leva conhecimento para a nossa vida, mas os seus contextos, que nos transportam para uma viagem completa de saberes e entendimentos de inúmeras sociedades que viveram na Terra. Essa é a magia completa de um bom livro.

Muito além da história

Foi justamente isso que os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental fizeram. Por meio da leitura de livros paradidáticos, que são clássicos universais, pesquisaram sobre diferentes elementos da narrativa, bem como o contexto histórico no qual a obra é situada. Além disso, os alunos também foram desafiados a abordar o tema central da obra com dinâmicas da atualidade.